Orar e pecar nunca viveram juntos no mesmo coração. A oração consumirá o pecado, ou o pecado obstruirá a oração.”

 – J. C. Ryle

 

O texto de hoje poderia acabar aqui. Não preciso dizer mais nada, mas…

…sou falastrão e quero dizer!

 

2 quadrados e 2 lugar diferentes 

Se temos 2 quadrados, temos 8 lados, 8 vértices, 8 ângulos e 4 diagonais. O que isso quer dizer? Nada, só quis mostrar que prestava atenção nas aulas de geometria.

 

Mas o ponto aqui é que sendo 2 quadrados, são 2 opções para uma escolha, a oração ou o pecado. E cada quadrado está sobre um Reino e a bíblia fala muito sobre eles: o Reino do Céu e o reino das trevas. 

O quadrado da oração e o quadrado do pecado são distantes um do outro. Um filho de Deus que ora constantemente, geralmente, fica longe do quadrado do pecado.

 

Um dos lugares — o reino das trevas – não é agradável de se estar. Eu poderia ficar horas dizendo o porquê não é bom,  mas vou citar apenas um motivo: lá não tem Deus. E foi exatamente por isso que o Senhor veio nos resgatar…

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Colossenses 1:13-14

 

E já que agora somos (tô incluindo você nessa, porque realmente espero que você esteja nessa comigo) filhos de Deus e estamos em seu Reino, nossa luta não é mais contra carne, mas sim contra o reino das trevas:

pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Efésios 6:12

 

Sendo assim, cada qual no seu lugar e…

…cada um no seu quadrado 

Os reinos não se misturam mais e se você está no Reino de Deus deve, acima de tudo, cultivar as coisas do Reino de Deus.

A prática do pecado deve dar lugar à oração. O relacionamento com o mal, dá lugar ao relacionamento com Deus. A satisfação dos desejos da carne, dão lugar para o jejum de aproximação e saudade do noivo.

 

Tiago nos diz que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus e vice-versa e, ainda ressalta o ciúme que o Espírito Santo tem dos seus.

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

Tiago 4:4-5

 

Então qualquer que seja seu quadrado, não há meio termo, você vive de acordo com o estilo de vida dele, é inevitável.

Você pode bailar com Jesus no Reino do Céu ou lançar um “quadradinho de 8” no reino das trevas. Você é quem decide em qual quadrado quer estar.

 

Qual o seu quadrado?

2 quadrados, 1 escolha. 2 caminhos, só um a seguir. Qual você vai?

Não sei você, mas quando se fala de escolher o meu quadrado, tenho a ousadia de não escolher só o meu, mas o da minha família e o da minha futura família e dizer como Josué:

…eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:15

 

O convite de hoje é para que você fique no quadrado certo, porque você foi chamado para a luz e não ao contrário. 

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:9

 

O caminho para não pecar? Oração. Tá difícil? Ore mais. Tá com preguiça de orar? Lave o rosto e ore para a preguiça sair.

Não tem outro caminho, como disse J. C. Ryle:

 “Orar e pecar nunca viveram juntos no mesmo coração. A oração consumirá o pecado, ou o pecado obstruirá a oração.”

 

Comente!