É comum nos depararmos com situações novas, difíceis, complicadas de se resolverem, e que como gatilho, disparam em nossos corações medo, ansiedade, desespero… A grande questão é, como lidar com essas circunstâncias que fogem do nosso controle?

O texto de hoje (Mc 4.35-41), narra um momento turbulento na vida dos discípulos de Jesus. O mestre que, após ensinar a multidão se despede e decide passar para o outro lado do mar, acaba tirando um cochilo por causa da exaustão do longo dia de ensino. O que os discípulos não contavam, era que logo que se afastaram do orla, enfrentaram uma grande tempestade. Interessante que eles eram pescadores, estavam acostumados com o mar agitado, contudo, foram surpreendidos pelo medo de perderem as suas vidas e o desinteresse de Jesus por não salva-los dessa situação. Ao acordarem Jesus, os discípulos presenciaram a manifestação do poder de Deus diante da natureza, bem na frente de seus olhos. Eles nunca mais se esqueceriam destas palavras.”— Acalme-se! Fique quieto!, e tudo ficou tranquilo”. Jesus questiona o motivo do medo e intencionalmente indaga que já era tempo deles possuírem uma fé, o qual iriam sustenta-los em momentos de desespero e medo. Temerosos, reconhecem o poder soberano de Jesus diante da natureza.

Vez ou outra seremos surpreendidos pelo medo, que faz parte do ser humano. O desafio é encara-lo com uma perspectiva divina. Quando situações nos surpreendem, não somos obrigados a permanecermos em um estado de desespero e desesperança. Há salvação em Cristo Jesus! Ele cravou todos os nossos medos na cruz ao dizer “Está consumado!” Não precisamos nos render aos sentimentos, que muitas vezes nos escravizam, há liberdade no amor gracioso do Pai. Jesus nos ensina que precisamos confiar nele, pois, quando Jesus está no barco, não há o que temer. A presença do Espírito Santo em nós, produz confiança nas promessas e no cuidado paternal de Deus. Creia que o mesmo Deus criador é sustentador do mundo e das nossas vidas. Ele tem o controle sobre tudo e todos.

Que ele nos livre da nossa incredulidade e converta os nossos momentos de medo em temor diante do seu grandioso poder.

SDG.

Comente!