Paz galera, tudo bem?
O post de hoje é resultado de algumas observações que venho fazendo ultimamente, achei oportuno trazer aqui e espero que agregue algum valor na sua vida! Então que Deus te abençoe e fale com você!
Não sei se você já teve a curiosidade de saber o porquê as pessoas fazem o que fazem, entender as motivações ou razões das ações das pessoas de uma maneira geral… Bom, tenho tido essa curiosidade ultimamente por conta do momento difícil que nosso país passa, crise política, crise econômica, preços subindo, pessoas sendo mandadas embora, tudo gerando medo e incerteza em nós… Mas porquê tudo isso tem acontecido?
Difícil ter uma única resposta para essas perguntas, temos visto o governo tentando consertar seus próprios erros e melhorar os resultados, algumas ações são os aumentos de impostos para aumentar a arrecadação, corte de gastos e investimentos no país, perseguição mais dura contra os corruptos, mudanças nas equipes que estão no governo e por aí vai… Meu assunto aqui não é defender ou criticar o que o governo tem feito, tenho minha opinião sim mas não é o assunto de hoje, não estamos falando da crise política e econômica em si mas sim o que está por trás dela e o porque isso é importante na sua vida.
Acredito que por baixo de todas as ações da sociedade de maneira geral estão as bases, ou fundamentos, que fazem as coisas funcionarem do jeito que funcionam e neste caso o principal fundamento que perdemos é a confiança. Perdemos a confiança de que elegemos pessoas capazes para governar a nação, o mercado de maneira geral perdeu a confiança no governo e por isso não tem feito investimentos e estão cortando custos, mandando pessoas embora, tirando dinheiro de aplicações no Brasil e investindo fora daqui, também é por isso que muitos estão deixando o Brasil, família, amigos e história para trás e tentar a vida em outro lugar… Tudo por conta de, dentre outros fatores, que não há mais confiança!
E como isso se aplica na sua vida?
Você já percebeu que existem pessoas que confiam em você?
Seus pais com certeza confiam e acreditam que você irá se tornar uma pessoa correta, de bem e que vai lutar para ter uma vida de acordo com a vontade de Deus.
Seu chefe confia, desde o momento que te contratou, que você irá “dar conta do recado” e cumprirá com suas obrigações com qualidade e dentro do prazo.
Seus amigos confiam em você quando te contam seus segredos, quando escolhem andar com você por quem você é e esperam que você honre a amizade, guarde os segredos e retribua o que recebe.
Seu namorado(a) confia que você não irá traí-lo(a), que irá se dedicar para fazer o relacionamento de vocês ser puro e crescer, amadurecer para o casamento um dia.
Seus irmãos confiam que você estará lá toda vez que eles precisarem, que você irá protegê-los quando for necessário, que irá entendê-los, perdoá-los e serem amigos para sempre.
Uau quanta gente que confia em nós, e as vezes, sem nem percebermos podemos fazer coisas que trairão essa confiança e é por isso que estou escrevendo aqui.
Não temos muito o que fazer para mudar o macro cenário que estamos vivendo, mas temos toda condição de agir para nos mantermos pessoas confiáveis e mantermos relacionamentos saudáveis em todas as esferas de nossas vidas.
Portanto, quando teus pais te pedirem algo, quando te cobrarem para se empenhar nos estudos, buscar um trabalho, para ir à Igreja, para se dedicar no relacionamento com seus irmãos… faça sem murmurar, eles querem o seu bem e confiam em você!
Quando seus amigos te contarem seus segredos não fique espalhando para ninguém, não faça e nem participe de rodas de fofoca, por mais difícil que seja, se você sabe de algum “podre” de alguém escolha ajudar a pessoa ao invés de espalhar para quem não fará nada para melhorar a situação. Hoje pode ser seu amigo precisando de você, mas amanhã poderá ser você precisando de alguém e se você não foi alguém confiável quando precisaram, será que vão querer te ajudar ou guardar seus segredos?
Quando seu chefe pedir algo faça o seu melhor, independente do que seja ou se é ou não sua obrigação fazer aquilo. Nós fazemos ou deveríamos fazer, tudo como se fosse para Deus e com essa perspectiva dê o seu melhor no seu trabalho.
Se você não está empregado, como muitos hoje não estão, a recomendação é que o entrevistador não quer só saber o que você sabe ou não fazer, ele quer saber se poderá confiar em você a missão do trabalho que ele tem a te oferecer, se você se mostrar alguém confiável, com postura sólida e se tiver o conhecimento/experiência necessário você irá se destacar na multidão.
Acho que você já entendeu a mensagem… certo?!
A confiança é uma das principais bases do relacionamento, seja com quem for.
Se você já confiou em alguém e foi traído(a), oro para que Deus te ajude a superar a dor causada, mas você pode também perdoar a pessoa pelo o que ela fez, independente se você estava correto(a) ou não, perdoe, o principal favorecido com o perdão será você! Não se esqueça que temos em Quem podemos confiar! Deus está conosco e Ele é um porto seguro no dia da angústia, da tribulação, da dificuldade, podemos confiar nEle!
Por último, tem Um Alguém que confiou e confia muito em você, Ele confia tanto que deu sua vida na cruz para que você tivesse vida! O que Ele quer em troca? Seu coração entregue, sua confiança de que Ele é real e que é o Salvador e que você viva uma vida de acordo com Seus mandamentos!
A pergunta que fica é: seremos nós pessoas confiáveis e que correspondem às expectativas?
Espero que sim! Amém!?!
Ficou longo, eu sei, mas acho que valeu a pena. Se puder, comente aqui o que você achou, sua opinião, feedback, percepção, experiência… Gosto muito de ouvir (ler) os comentários de vocês, de verdade!
E, ah, muito obrigado por confiar seu tempo aqui lendo, espero que tenha sido edificador realmente!
Com Amor,
Samuel Oliveira
Instagram: @samu_oliveira
Twitter: @samu_oliveira
Snapchat: samu.oliveira10
Facebook: facebook.com/sandreoliveira
Comente!