indiferencE aí, moçada. Joinha?! Convido cada um de vocês hoje a uma reflexão sobre nossas atitudes em relação ao próximo. É bom estar rodeado de família, amigos e pessoas que amamos. Temos prazer em interagir com eles. O mesmo não acontece com alguém que já fez algo de mal conosco. Uma cara feia de nossa parte para eles é o “modo automático”… Aparentemente, o ódio seria a pior coisa vinda de um cristão. Mas não é.

A indiferença tem mais poder de destruição que o ódio. Com ela, tratamos como mortos aqueles que estão vivos, implorando por nossa atenção. Caso você puxe pela memória a parábola do bom samaritano (Lucas 10.25-37), perceberá que o sacerdote e o levita (as pessoas que afirmavam ser mais próximas de Deus) foram os que despejaram olhares indiferentes ao homem desmaiado na estrada. Se não fosse a compaixão do samaritano, o final da parábola seria muito triste.

O que quero trazer para a gente é que não tem como se intitular cristão e agir com indiferença àqueles que nos rodeiam. Imagina só se Jesus tivesse tratado com desprezo aquela multidão que O seguia? Ele deu atenção a todos, realizando milagres, aconselhando e até mesmo orando por seus inimigos. Se é para imitarmos algo, que seja o exemplo de Cristo.

Dois fatos importantes: há muitas pessoas precisando de ajuda e você tem o dever de estender a mão para elas. “Xi… Não dá… Meu dinheiro é tão curto que não dá nem para mim. Como vou ajudar alguém com grana?”. E quem disse que só se ajuda o próximo com dinheiro?

Você pode muito bem ser gentil ao prestar uma informação ou carregar as sacolas de uma pessoa idosa. Quem sabe, dar ouvidos para quem está contando um problema… Pode, até mesmo, orar pelo seu próximo.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3.12-14

Não negue seu Deus com ações mesquinhas. Tenha tempo para ajudar quem está ao seu redor. Lembre-se que nem um simples copo de água oferecido por nós será esquecido pelo Senhor (Mateus 10.42).

Uma semana abençoada a todos, em nome de Jesus. Abração!

Comente!