Este texto foi uma contribuição de Débora Vieira, consultora do Envisionar. 

 

Vamos falar de um movimento que Deus tem feito para despertar a Igreja dos últimos dias a pastorear o coração da nova geração. “Pensar Laranja” é uma expressão, no mínimo, curiosa. Mas tem sido bem por aí o caminho; vermelho e amarelo juntos, laranjando. É lindo e vou tentar explicar.

Amarelo, Luz, Igreja. Vermelho, Amor, Família. Uma questão mais didática do que pragmática. Uma tentativa de explanar que essas duas grandes influências dos valores cristãos na vida da criança e do adolescente devem andar juntas. Nosso Deus criativo inspirou Reggie Joiner a formular este método que nos ajuda a pensar o ministério de nova geração das igrejas a construírem um processo de educação cristã relevante para os nossos dias.

A igreja precisa de famílias. As famílias precisam da Igreja. A igreja é formada por famílias. As famílias formam a família de fé, a Igreja. A Igreja se edifica, ensinando os valores da Palavra às famílias. As famílias colocam em prática os valores cristãos aprendidos com a Igreja, mostrando ao mundo que a fé cristã é relevante e fundamental para viver neste mundo. Parceria.

Nossos dias são dias em que o cristianismo está sendo colocado em xeque em um modo global. Os grandes centros do mundo não aplaudem os valores cristãos. Universidades, políticas, mídias, cultura pop geral… A Nova Geração, ao se deparar com a realidade da vida hoje, muitas vezes, não tem base para entender e defender a fé que “aprendeu na salinha da igreja”. Possui uma fé não relevante, que não responde as perguntas das pessoas reais que convivem com eles – e muitas vezes não responde questões deles mesmos!

A Palavra de Deus é suficiente para responder todas as questões humanas, mesmo em seus problemas mais complexos. É nisso que cremos. Porém, como explicamos o grande êxodo de jovens das igrejas, quando ingressam nas universidades? Como podemos sustentar a ideia de que estamos no caminho certo com crianças e jovens se eles deixam de lado a fé em Jesus quando são confrontados?

Pensar Laranja é um convite à Igreja para acordar e equipar famílias e lideres chamados por Jesus que ensinem, de modo prático, o coração da galerinha de menos de 20 anos. Eles precisam de pastoreio intencional, da Palavra que realmente alimenta; precisam de referências que pagam o preço do Evangelho, pessoas em que possam se espelhar, tirar dúvidas, buscar conselhos e socorro, viver amizades reais, cheias de lealdade e ensino.

Pra fechar, o “Pense Laranja” não é um método novo, mas um retorno às bases da fé para a família e Igreja. Desde o Gênesis vemos este convite aos pais e lideres do povo de Deus. O famoso Shemá (Deuteronômio 6:4-9) é um exemplo claro: “Amem o Senhor[…] Ensinem seus filhos andando pelo caminho…” Assim, “laranjar” o caminho é simplesmente desenhar o jeito desta parceria acontecer por meio dos currículos ensinados, da agenda de atividades, do ministério que priorize relacionamentos e não eventos, do esforço para o envolvimento com os pais das crianças e da capacitação de líderes.

 

Comente!