se você está com muita sede, busca sedentamente água para se saciar. se você está com muita fome, busca sedentamente algo para se alimentar. se está com muito frio, busca sedentamente algo para se cobrir.

mas e quando está em pecado, o que busca?

 

assim como comer e beber são necessidades fisiológicas das quais não vivemos sem, é importante entendermos que Cristo é uma necessidade fisiológica à nossa alma.

Ele não é o amado de sua alma a toa, Ele tem esse título, porque não há como viver sem Ele.

 

ser sedento 

segundo o dicionário, ser sedento é o:

  1. que tem muita sede.
  2. que tem grande desejo ou avidez de algo.

 

sendo assim, ser sedento é buscar algo ao qual você muito anseia.

um pecador sedento, deve buscar esse algo, que na verdade é alguém: Jesus Cristo, o nazareno.

uma geração sedenta por Jesus Cristo, é uma geração afastada dos prazeres mundanos, é uma geração ligada ao propósito, vive por ele e não por momentos.

 

uma pecadora sedenta 

 

36 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. 37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento. 38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.  39 Quando isso viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

 

eis aqui o exemplo perfeito de uma pecadora sedenta. essa que era conhecida na cidade por conta de suas iniquidades, decidiu se achegar a Jesus. ela sabia quem Ele era e o que poderia fazer por ela, não podia deixar essa oportunidade passar, tinha que ir atrás da sua salvação.

 

o povo ao redor? foram todos deselegantes. acusaram a mulher, ninguém queria estar na sua presença, não podiam ser vistos com ela, e talvez até pensavam que se a tocassem seriam contaminados pelos pecados dela — tudo isso é fruto da religião.

olha que louco, quando esta cena ocorreu, Jesus estava jantando na casa de Simão, um fariseu, e estava na presença de vários fariseus.

 

os fariseus já eram vistos como hipócritas, o próprio Cristo, por diversas vezes já os repreendeu. a tal pecadora, foi acusada por pessoas que outrora já foram desprezados por cristãos.

verdadeiro significado de hipocresía. e ela? ela, não estava nem aí, sabia o porquê estava ali, queria adorar seu salvador, era sua única e talvez a última esperança.

 

 40 E, respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. 41 Um certo credor tinha dois devedores; um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinquenta. 42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais? 43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. 47 Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. 48 E disse a ela: Os teus pecados te são perdoados. 49 E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? 50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

 

Simão podia ter dormido sem essa, não? mas ainda bem que não dormiu. essa história é impactante.

Jesus repreende, exorta, ensina, com amor. sem acusar a hipocresía de Simão, sendo manso e humilde. após isso, perdoa a pecadora, “seus pecados estão perdoados, a tua fé te salvou, vai em paz”. que palavras belas de se ouvir, não?

mas o que mais impacta, é o versículo 47:

47 Por isso, te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

 

quem muito ama, muito é perdoado. quem pouco ama, pouco foi perdoado.

uma outra história de outro pecador sedento é a de Lucas 18:9-17. sabe o que ambas as histórias têm em comum?

os pecadores sedentos foram perdoados, mas só porque antes muito amaram. arrependimento exige amor para com Deus, quem não ama não se arrepende e sem amor e arrependimento, não há perdão.

não queira ser um fariseu, uma pessoa sem pecados, você não é. reconheça seus pecados, mas não seja um simples pecador, seja um pecador sedento.

 

um salvador sedento

ser levantado no madeiro por amor a criminosos, isso exige sede, sede de salvação, sede de justiça. temos um Deus que é justo, mas que ao mesmo tempo é sedento pela salvação.

 

quando o Senhor entrega o seu filho por amor a nós, isso demonstra sede de salvação.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3: 16

 

quando o filho decidiu se entregar, isso demonstrou sede de salvação.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Isaías 53:7

 

quando um pai se agrada em moer seu próprio filho em prol da salvação, isso demonstra sede.

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.

Isaías 53:10 

não tem o que dizer, temos um Deus sedento por salvação e para ser salvos , precisamos ser pecadores sedentos.

até mais!