Estamos passando dias difíceis. Como nunca imaginamos passar, estamos passando. Até as 19h20 do dia 20/07/2021, o Brasil conta com 544.180 óbitos confirmados em razão da pandemia de COVID-19, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Dentre esses, pode ter havido um amigo seu, ou mesmo sua mãe, seu pai, seu irmão, seu tio…

E, é claro, não deixamos de sofrer de outras mazelas. O novo coronavírus veio apenas adicionar dificuldades, não substituir. Você pode estar sofrendo por outros motivos, e sua dor pode ser tão grande que é inconcebível para aqueles com quem você desabafa.

Então, às vezes, nos propomos a pensar: “Onde está Deus, diante disso tudo? Será que ele não vê? Por que não faz nada pra resolver?”

Com temor do Senhor, eu venho aqui te dizer que Ele não somente vê como também provoca o seu sofrimento.

MEU DEUS, LUCAS, COMO VOCÊ PODE DIZER UMA COISA DESSAS? DEUS NÃO PROVOCA O MAL!

Bom…

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
Isaías 45:7
É a Bíblia que diz, não sou eu.
Antes de ir além, porém, quero esclarecer que o mal que o Senhor causa não é o mal espiritual, a entidade maligna, tampouco o pecado. O mal que o Senhor cria é no sentido de calamidade, de sofrimento. Mas por que Deus faria algo assim? Ele não é a fonte de toda bondade?
Sim, e é exatamente por isso que Ele eventualmente nos dá sofrimento. Nós não sabemos o que é melhor pra nós, Ele sabe. Todas as coisas cooperam para o bem dos que O amam (Rm 8.28). Ele, do mal, tira o bem.
O que dizer de uma mulher, esposa e mãe, que perde o seu marido e é deixada sem amparo de homens, mas encontra o cuidado no Senhor e tem a sua fé em Cristo fortalecida?
O que dizer de quem sofre com dificuldades financeiras, mas vê a prova da fidelidade de Deus, quando Ele provê o pão diário?
O que dizer de um homem que foi vendido pelos irmãos e, por isso, encontrou posição de autoridade para socorrer sua família em período posterior de fome?
O que dizer de um homem que era fiel a Deus, mas que Deus concedeu que o diabo tocasse e tirasse tudo seu, que, ao fim, declarou que agora, sim, conhecia a Deus?
Ainda, o que dizer de quem nunca pecou e foi moído por Deus, que o fez com agrado, mas que herdou o trono de glória para todo o sempre?
Querido irmão e querida irmã, não se esqueça jamais de que o nosso sofrimento pode ser sem causa aqui nessa terra, mas há um propósito do outro lado da eternidade. O Senhor sabe o que faz, a nós cabe apenas a confiança. Assim como com Jó, em resposta aos nossos questionamentos de “por que tanto sofrimento?”, o Senhor pode responder apenas que não nos cabe questioná-lo.
Jó foi posto em sofrimento, mas, antes disso, o Senhor se exaltava em Jó diante de Satanás.
Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal”.
Jó 1:8
Permaneça fiel. Deus se exalta na sua fidelidade, mesmo em meio ao sofrimento, ainda que sem causa aparente aqui neste mundo.
Cristo é a única resposta de que precisamos.

Comente!