Desde seu início, a maçonaria gera polêmica entre os cristãos. Esta sociedade secreta detém influência considerável entre as nações , mesmo que com número proporcionalmente pequeno de membros. E ela tem atraído crentes de diversas denominações (incluindo pastores) para se juntarem a esse grupo de membros.
Aqui cabe a pergunta: é lícito ao cristão se tornar maçom? Para responder, precisamos entender do que se trata a maçonaria. Muitos não a consideram como religião, mas ela possui todas as características de um culto religioso: 1) a crença num ser sobrenatural (o Grande Arquiteto do Universo, que agiria como um deus comum a todas as religiões existentes); 2) rituais utilizando objetos considerados sagrados (como as iniciações de membros); 3) um código moral com sanções divinas; 4) momento de oração; 5) uma cosmovisão própria que permite ao indivíduo organizar a vida ao seu redor; e 6) um grupo social que é unificado por essas características enumeradas.
Ainda que muitos maçons se considerem cristãos, os ritos praticados nas suas lojas (locais de culto maçônico) diferem assombrosamente do que a Bíblia considera como culto agradável a Deus (por exemplo, os votos de sangue entre os membros). A Escritura Sagrada é reinterpretada por seus membros aliando-a às ciências do mistério (numerologia, cabala, gnosticismo, iluminismo). Além disso, a divindade de Jesus Cristo é negada, já que a filosofia maçônica ensina que todo ser humano pode chegar ao nível espiritual do Filho de Deus (pensamento emprestado do budismo e do espiritismo). O maçom se tornaria aceito por Deus através do aperfeiçoamento pessoal, o que negaria por completo o significado do sacrifício de Cristo na cruz.
Muitos membros da maçonaria defendem sua irmandade sem fazer ideia do que realmente ela significa. Os cristãos maçons precisam avaliar criticamente suas práticas e decidir, por si mesmos, se foram iludidos. A estrutura religiosa/filosófica da maçonaria é contrária a princípios fundamentais da fé cristã e a tentativa de conciliá-la com o culto verdadeiro a Deus é totalmente falível.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
Comente!