O atual crescimento numérico de evangélicos no Brasil denota um problema ao invés de uma bênção. A explosão de denominações é caracterizada, em boa parte, pelo desejo de satisfazer o interesse dos consumidores do serviço religioso – os membros.

Isso tanto é verdade que vemos igrejas adotarem estratégias de marketing e mentalidade comercial para determinar a dinâmica de suas atividades. Também vemos crentes frequentando as programações simplesmente por cumprimento de agenda, ao invés de estarem dispostos a prestar culto a Deus. Estes fatos apontam que a igreja brasileira tem experimentado uma grave crise teológica.

Trazendo em mente o movimento da Reforma, devemos voltar às Escrituras, fazendo delas nossa única e exclusiva regra de fé e redescobrirmos as antigas doutrinas ensinadas pelos reformadores. Somente assim poderemos experimentar uma mudança radical na vida e história da igreja.

Um dos motivos que contribuiu para que parte da igreja brasileira se perdesse foi a negligência ao ensino da Palavra de Deus. Com o intuito de multiplicarem o número de membros, abandonaram as doutrinas da graça em favor de métodos pragmáticos de se encher os templos.

A igreja precisa regressar à Palavra. Para tanto, torna-se indispensável que reconheçamos que não nos será possível construirmos um cristianismo relevante sem que conheçamos os principais pontos da fé cristã.

A salvação está em Cristo somente. A vida em plenitude está em Cristo somente. O reino porvir, em Cristo somente. A glória somente a Deus é um antídoto contar a conduta egocêntrica que tem sido uma característica marcante destes dias. Que Cristo seja glorificado através de nossas vidas.

*Texto extraído do livro Reforma agora, de Renato Vargens.

Comente!