Perseverança e Santidade

Olá, manos! Já pararam para pensar que às vezes sentimos dificuldades com o pecado? Diria que sempre sentimos, mas existem momentos em que parece que precisamos lutar mais firmemente contra ele. Nisso, gostaria de te mostrar verdades bíblicas que nos motivam a perseverar em santidade e que nos mostram como fazer isso.

Perseverar é o que entende-se por continuar, conservar e, falando de santidade, quero dizer sobre manter a si mesmo santo. É uma tarefa um tanto complicada, uma vez que o primeiro desejo da nossa carne é pecar, mas temos uma outra natureza vivendo em nós, a espiritual, e essa precisa ser constantemente cuidada pra que o pecado não tome lugar.

 

 “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
(Mateus, 26.41)

 

Mas, se a carne é fraca, o que devemos fazer?

 

Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
(1 João, 3.3)

 

Sim, devemos nos purificar. Mas como, se tá difícil? Acredito que temos que antes de mais nada entender responsabilidade. Assim como você em algum momento tem que, sozinho, trabalhar pra se sustentar, você deve ir buscar o seu sustento espiritual (1 Pe. 1.16-17). Contudo, Deus em sua grande bondade, nos auxilia mesmo em nossas tarefas.

 

Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
(Hebreus, 2.18)

 

E os nossos momentos de queda sempre acontecem pela falta de pedir socorro a Cristo, e pela ociosidade – que é o fazer nada, deixar a mente vazia, pronta para o pecado se plantar. Jesus ensinou aos seus discípulos que era necessário se esforçar e orar.

 

Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”
(Lucas, 22.46)

 

E eu encontrei na palavra há uns anos um versículo que achei, particularmente curioso, que me fala muito sobre perseverar.

 

Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.
(Eclesiastes, 10.10)

 

Consigo enxergar duas coisas importantes nesse texto:

1. Se o machado está cego, é preciso golpear com mais força – Quando estamos mais fracos e despreparados espiritualmente, o esforço será bem maior para a santidade e já no versículo se mostra que é necessário continuar, mesmo com mais dificuldade – afinal, você precisa cortar o mal que te atrapalha.

 

 2. Devemos afiar o machado – a segunda parte do versículo fala sobre ter sabedoria para obter sucesso. É muito melhor cortar lenha com um machado afiado que cortar com ele cego. Da mesma forma, é importante que nos preparemos espiritualmente e que mantenhamos nossa força ao caminhar com Deus, o que vai nos poupar de desgastes desnecessários.

 

Espero que essas verdades tenham lhe ajudado assim como já me ajudaram e ainda ajudam! Tenha uma ótima semana!

Comente!

Por | 2018-03-20T08:12:50+00:00 quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018|Cristianismo, Vida Cristã, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Paulista, estudante e aprendiz (do que o Senhor quiser me ensinar). Sempre fui apaixonada por escrever e isso se intensificou ~ministerialmente~ após minha conversão. Cá estou vivendo por aquele que por mim morreu, esperando o dia que nos encontraremos <3 Pra me achar, tô por aí: projetopuritanas.com fatorteen.wordpress.com @mvieiracamilla (insta) "Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai." (Cl. 3.17)

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL