Fala, pessoal. Beleza? Semana passada tivemos oportunidade de falar a respeito do comportamento que o Corpo de Cristo deve ter para com as pessoas que sofrem de depressão (você pode relembrar aqui). E quanto ao crente que está atravessando essa fase, o que podemos dizer?

Em primeiro lugar, devemos quebrar o rótulo de que depressão é sintoma de pecado oculto. Este é um pré-conceito alimentado há bastante tempo nas congregações. Isso aumenta ainda mais a angústia do cristão em crise, já que tem vergonha de expor sua situação a quem quer que seja na igreja e ser taxado como pecador inveterado.

Se você estiver sofrendo com este mal, não sinta vergonha em conversar com alguém a respeito disso. Depressão é uma doença, e assim como qualquer enfermidade deve ser tratada. Mas coloque em sua mente que você deve se ajudar. De que maneira? Simples. Permita que as pessoas ao seu redor tenham conhecimento de que você está sofrendo para que, assim, elas possam ajudar a superar essa barra.

Depressão não é fraqueza de espírito. E não é falta de fé. Muitos homens a Bíblia que são tidos como heróis da fé atravessaram momentos de crise. Foi assim com Moisés (Números 11.11-15), com Davi (Salmo 31.20-13), com Elias (1 Reis 19.3-4), com Jó (Jó 3.25-26) e com o próprio Senhor Jesus (Lucas 22.44). Eles enfrentaram a depressão colocando suas dúvidas e medos diante de Deus.

Busquei o Senhor, e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Salmo 34.4

Não esqueça também de alguém que é o mais interessado em lhe socorrer: o Senhor Deus. Independente do que os outros digam ou o que pense, Ele cuida de você e o maior desejo dEle é que haja alegria de viver no seu coração.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Isaías 49.15

Como salientei antes, é fundamental que parta de você o desejo de ser ajudado. Não esmoreça. Não desista de lutar por si mesmo. Lembre-se que você é amado por sua família, por seus amigos e por Deus.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Provérbios 15.13

Ao menor sinal de que as coisas não estão 100% para você, procure ajuda. O silêncio só faz piorar o quadro. Conversar é o primeiro passo que deve ser dado para estar liberto dessa doença.

Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade. Romanos 12.13

Procure manter o hábito de leitura da Bíblia. Com o espírito bem alimentado, sua recuperação será mais breve do que se resolvesse fechar o coração para a Palavra de Deus.

Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

Comente!