SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Igreja e depressão

Pessoal, graça e paz! A depressão é um dos males que afeta mais fortemente nossa juventude. E pouco se fala a respeito do assunto, talvez por conta do tabu que envolve a situação. Muitos pensam que estar deprimido é sinal de fraqueza de espírito ou influência de demônios. Também tem quem pense que é “frescura” da pessoa que sofre do mal. E há quem diga que depressão é uma mera doença tratável por medicamentos.

Dentro da igreja a situação não difere muito no que diz respeito ao tratamento que as pessoas deprimidas recebem. Por serem vistas como “endemoniadas”, as vítimas da depressão são alvo de hostilidade da membresia, que as taxa como pecadoras que não querem se consertar com Deus.

Me pergunto se alguém que alimenta esse tipo de pensamento conhece o que a Bíblia ensina sobre a boa convivência cristã.

Ora, temos, da parte dEle, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4.21

Ser discípulo de Jesus é, bem como outras coisas, se dispor a compartilhar a carga dos outros irmãos. Não fomos salvos para viver debaixo de uma redoma de vidro, cuidando dos próprios interesses e deixando os outros ao redor perecendo. É fundamental assumir o compromisso cristão de ajudar o próximo na dificuldade que ele estiver atravessando (assim como gostaríamos de ser ajudados caso a situação ruim fosse a nossa).

Você pode argumentar que não sabe como ajudar uma pessoa em depressão. Mas a Palavra de Deus é tão maravilhosa que nos encoraja a ajudarmos os outros nas áreas que já temos afinidade.

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4.10

Se você não sabe aconselhar, sabe ouvir (pessoas que sofrem de depressão necessitam de atenção para encontrar forças para sair desse vale). Se não tem habilidade em citar versículos da Bíblia, pode pelo menos contar testemunhos de como Deus tem agido na sua vida e o quanto Ele deseja ver o quadro do enfermo revertido.

Nem a distância serve como desculpa para não ajudar alguém. Se você não tem possibilidade de estar próximo da pessoa, pode ao menos orar pela vida dela.

Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Tiago 5.13

Nosso dever com o próximo repousa em contribuir para que o bem-estar dele consigo mesmo e com o Senhor seja uma realidade constante.

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Romanos 13.8

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

Por | 2017-09-11T11:46:48+00:00 quinta-feira, 14 de setembro de 2017|Cristianismo, Estudos Bíblicos, Igreja, Vida Cristã, vitrine|1 Comentário

Sobre o Autor:

  • Jefferson Felipe

    Estou desviado dos caminhos do senhor, mas através desse blog estou reunido forças aos poucos para voltar novamente. admiro muito o trabalho de vocês. forte abraço!