O AMOR LEAL DE DEU

 

Falharemos miseravelmente em amar a Deus, sem antes, recebermos do seu próprio amor. Somente a confiança no amor leal de Deus aquece nosso coração, direcionando corretamente nossas afeições à sua própria glória e contemplação. O caminho para amar a Deus é se apropriando primeiramente do amor que ele oferece.

 

Uma das palavras preciosíssimas que encontramos constantemente na Bíblia Sagrada, que descortina o caráter de Deus é o חֶ֥סֶד – hesed, o amor leal de Deus.

Não é atoa que diversas vezes, Deus lembra seu povo de que apesar de sua fragilidade e incredulidade, ele permanece fiel a sua própria aliança. Essa é a garantia de que absolutamente nada tem poder de nos afastar deste amor, manifestado na obra salvífica do Filho, Cristo Jesus.

Acontece que os nossos pecados – nossa desobediência, rejeição à sua vontade -, enfraquece nossa convicção de que somos amados por ele, resultando em afastamento e indisposição em busca-lo.

Mas, ele nos conhece!

Ele só quer que acreditemos que ele é, de fato, tão completamente amoroso quanto diz ser. Como um pai que mostra grande piedade e compaixão pelos seus filhos vacilantes e fracos, ele nos diz repetidamente que é “misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e cheio de amor leal.” Ex 34.6. Ele tem prazer em demonstrar este amor se “agradando dos que o temem, dos que depositam sua esperança no seu amor leal.” Sl147.11.

Portanto, ame a Deus apropriando-se deste amor derramado na cruz do calvário.

 

“Deus tem de ser buscado, ainda que de longe; mas ele vem de bom grado a encontrar-nos. Quão grande, pois, seria nossa ingratidão, se negligenciarmos a graça que é assim posta diante de nós!”

– João Calvino.

 

SDG.

Comente!