Paz galera, tudo bom?

Semana passada comecei um post falando sobre as diferenças entre as gerações, a importância e o papel delas nos dias de hoje. Na primeira parte do post foquei no papel da geração mais antiga que a nossa e em quanto é importante que eles nos olhem com olhos de futuro, ou seja, vejam em nós os futuros líderes, pais de famílias, pastores, chefes, membros de uma Igreja que passará cada vez mais perseguições e viventes num mundo cada vez mais maluco, com valores deturpados. Então o post foi para alertar de que nossos pais e líderes precisam nos ajudar a nos prepararmos para este cenário que enfrentaremos, para chegarmos aos lugares que serão nossos com boa condição e sólido conhecimento. Espero que o alerta os tenha despertado!

Ah, se você não leu o post de semana passada pode ler aqui: Gerações Parte 1

No post de hoje vamos falar sobre a nossa geração e o papel dela, vamos lá então!

jovens_520x350

Vamos começar com essa passagem de Eliseu:

“E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” 2 Reis 6:15-17

Aqui nesse texto vemos um quadro que se parece muito com o de hoje: jovens com boa intenção, com vontade de fazer, com força, mas com pouca experiência e sem visão.

Nós, jovens, somos criativos, fortes, pensamos rápido, aprendemos mais rápido ainda, nos damos bem com tecnologias, somos conectados, empolgados e sonhadores. Mas muitas vezes nos faltam as lições que as experiências de vida geram, nos falta a visão do todo, a constância no que se faz e a perseverança que os mais maduros tem.

Bom, se os mais maduros tem que nos olhar com olhos de futuro, creio que nós os temos de olhar com olhos de honra, em primeiro lugar, e depois com olhos de aprendizado!

Querido(a), você pode até ser mais forte e mais rápido do que seus pais e mestres, mas não tem todo o conhecimento que eles tem, então porque não aprender o que eles tem a nos ensinar?

Eles irão nos ensinar a perseverar em meio as adversidades, a não desistir quando os obstáculos se levantarem, a enxergarem luz e esperança quando tudo parecer escuro e sem saída, vão nos ensinar quem Deus é e nos ensinar a amá-Lo por isso, irão nos ensinar a nos guardar do mal e a não andar por maus caminhos, irão nos ensinar através dos erros que cometeram e tudo isso alinhado com nossa força de vontade e com o chamado de Deus nos ajudará a chegar ao lugar que Deus nos criou para estar e a ser quem Deus nos criou para ser.

Então galera, por todos esses motivos e por outros que você possa ter pensado, creio mesmo que temos de honrar essas pessoas que são autoridade em nossas vidas! Eles podem e irão errar, são humanos como nós, mas não é por isso que nós deixaremos de reconhecer a liderança deles!

Se analisarmos os grandes líderes bíblicos como Josué, Eliseu, Natã, Tiago, Timóteo e outros, vemos que todos eles tiveram líderes e os honraram!
Josué andou com Moisés e mesmo com medo assumiu seu papel, Deus o encorajou a confiar e avançar. Eliseu andou com Elias, foi ousado e teve a porção dobrada de unção. Natã andou com Samuel e foi usado para trazer uma palavra decisiva na vida de Davi. Tiago andou com Pedro e Jesus e foi um dos mais importantes obreiros de seu tempo. Timóteo foi treinado por Paulo para ser líder da Igreja.

Como aconteceu com todos esses exemplos, nós temos de ser ensinados e treinados e isso só irá acontecer se nós tivermos um coração ensinável, livre de soberba, de autoritarismo e de orgulho, mas cheio de disposição para aprender!

Certo?

Honre seus pais e líderes, ouça, dê atenção, busque aprender e obedeça. Tenho certeza que você não irá se arrepender, até porque é mandamento bíblico (veja Lv 19:32). Ajude-os no que for preciso fazer, seja limpar a casa, igreja ou qualquer outra tarefa desse tipo. Semana passada contei para um leitor do blog um pouco da minha história, falei que quando era adolescente eu ajudava na limpeza da igreja (templo e banheiros), com isso e outras atividades que ninguém via eu desenvolvi um coração disposto e pró-ativo, apto para ajudar no que fosse necessário, Deus viu isso e me abriu outras oportunidades e hoje estou aqui, glórias a DEUS por isso!

Digo esse exemplo porque talvez você queira começar fazendo o que mais te evidencie logo de cara, mas nem sempre é assim! Muitas vezes você precisará fazer atividades que ninguém verá, mas Deus estará vendo seu coração enquanto isso, se você aprender a ser humilde e desejoso em ajudar Ele poderá te dar outras oportunidades, como aconteceu comigo. Então seja perseverante e esteja disponível a fazer o necessário hoje para fazer o seu específico amanhã.

Ok?

Generations_520x350

Estamos juntos nessa caminhada manão e maninha! Erraremos sim, mas também acertaremos e com a ajuda de Deus chegaremos no final da carreira dizendo:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7-8

Com Amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Comente!