Primeiro: os sentimentos mais sujos e que mais te levam a errar, você pega, dá nome a eles, um por um. Por mais que doa, isso cabe somente a você. Inveja. Vontade de Sumir. Vontade de Machucar alguém. Culpa. Desejo de vingança. Exageros. Descuido. Pega, dá nome e leva.

Pra onde? Pro trono, pra cruz, ou pra qualquer lugar onde você encontra abraço, cura, vontade de se abrir. Só não leva pra longe. Se a caminhada for longa isso vai te pesar, logo, vai se multiplicar. Na urgência, pode ser o banheiro do lugar onde você trabalha. Aprendi que a presença de Deus transforma qualquer beco em lugar de redenção. Em qualquer aperto, a qualquer nivel de stress, no inicio do desespero ou no auge dele: quando Ele estende a mão, o milagre pode acontecer. Não depende só dEle, depende da sua resposta. Entendeu que o lugar não importa e sim quem preenche esse lugar?

REDENTOR

Pois bem, agora mentaliza todos os sorrisos que você ama ver de pertinho. O sorriso choroso do seu marido quando e pegou sua mão no altar. O sorriso banguela e inocente do seu filhinho. A gargalhada da sua mãe, que de tão alta e despreocupada, te acordava sem querer todos os sábados. Lembrar desses sorrisos vai te fazer sorrir. Tenta imaginar o sorriso que você nunca viu, mas que talvez já tenha ouvido. O sorriso do cara que devolveu a vida pra você. Jesus devia sorrir bastante. Mas ele também chorou. E quando chorava (pra dentro ou pra fora), ele fazia esse passo a passo aí em cima. Funcionava, é garantido. Não é simpatia, nem mandinga, nem descarrego. É desapego daquilo que Ele não criou pra morar em você. Porque ELE já mora, entende? Não cabe. Não adianta apertar que não vai caber e alguém vai ter que sair. Se você deixar todos esses sentimentos sujos ficarem, Jesus não vai caber, e ele é gentil. Ele se toca, Ele sai.

Mas não vai pra tão longe a ponto de não conseguir te ouvir pedindo “- Volta?”. Ele é Redentor de quem pede. A permanência dEle em lugares impróprios começou cedo. Quando ele era bebê o colocaram no lugar onde os bichos comiam. Foi o primeiro lugar que ele habitou quando nasceu. E se a manjedoura nunca te comunicou nada de profundo, deixa isso acontecer hoje: Ele quer permanecer em você por mais sujo que você seja. Porque Ele muda o lugar e não o contrário.

Você pode transformar o resultado disso num texto, assim como eu. Ou numa música. O importante é e escrever sobre tábuas, sejam elas documentos do word, cadernos, outdoors. Não precisa registrar em cartório, não é um contrato nem uma promessa. Mas é um aviso pra sua alma e também pra quem passar com pressa, procurando o que não existe. Essa pessoa vai saber que tem jeito, e que não é normal carregar fardos pesados. Divulga essa verdade pra quem você ama, mostra pro seu filho um dia quando ele já souber ler ou simplesmente quando já souber entender que amor custa e desperdiçá-lo é burrice.

(Certifique-se: Hebreus 4:16 / Mateus 11:25 / Habacuque 2:2 / Tiago 4:8 / João 11:35 / Apocalipse 3:20 / Mateus 11:30)