FIDELIDADE EM TEMPOS LÍQUIDOS

Por: Rômulo Medeiros

A idolatria do amor pós-moderno que nos impulsiona todos os dias a desejar ocupar a principal cadeira do universo não nos tem deixado ser fiéis.

Somos o sabonete do banho: escorregadio, sem textura que o prenda. Escorregamos todos os dias das mãos de Deus, das pessoas e instituições à nossa volta. O pecado nos levou a amar tanto a liberdade e a experiência que se tornou quase impossível ser fiel a algo ou alguém.

Se a empresa não me tem reconhecimento, procuro outra. Se a esposa me faltar sexualmente, encontro outra. Se minha loja preferida não me atender como mereço, me rendo a outra. Se uma empresa de telefonia me procurar com uma oferta melhor, deixo a outra. Se minha igreja não for como desejo, com licença, mudarei para outra sem pensar ou dialogar.

O problema, então, não está nas coisas, nos projetos, nas empresas, nas pessoas… muito menos em Deus. O problema está em nós, que não conseguimos ser fiéis.

Não há, então, nada que eu faça, decida, mude ou me esforce para ser mais fiel, pois a fidelidade é um fruto do Espírito, e quanto mais reconheço que Deus é fiel, confiável e me satisfaz plenamente, mais sou atrelado a Ele. Quanto mais conheço desse Deus mais me percebo fiel a Ele, pelo trabalhar do Espírito em mim.

Hebreus 10.23 diz que “aquele que prometeu é fiel”: Deus. O Senhor é fiel e leal, apegado eternamente a Si mesmo e a Seus propósitos. Ele não é pó ou poeira, é base sólida na qual podemos nos pendurar, como a corda que prende o acrobata a 5 metros de altura.

A geração que pouco persevera, luta, conserta e permanece tem muito a aprender sobre lealdade, e essa aula é ministrada pelo Deus que amou Seu povo apesar do povo. E, mesmo quando esse povo O abandonou e transitou entre amores passageiros e terrenos, o amor de Deus nunca os deixou, pois Ele ama pela aliança que fez. Deus nos ama porque é leal à Sua palavra, e é graças a essa Hesed (amor leal) que o sol nasce com brilho de esperança sobre nós a cada dia.

Deixe Deus produzir lealdade em você, pela vida no Espírito, e você entenderá o que disse o pastor Daniel Reis: “A fidelidade é o fruto do Espírito que nos prende a Deus”.

Comente!