Excelência que fascina

Hello!

Recentemente falamos sobre ser referência em meio a uma geração corrompida. Se você não leu, dê uma olhada aqui. Mas será que ser “um bom exemplo” é o suficiente? Sempre temos espaço pra melhorar. Hoje eu gostaria de falar sobre ser excelente e sobre essa excelência manifestar a glória de Deus.

Todo mundo se interessa por algo bem feito. Nossos olhos parecem que são atraídos para aquilo que é belo. Como perfeccionista assumida eu fico fascinada quando contemplo algo assim… ai ai…(suspiro enquanto lembro de alguns exemplos..rs)

No meu período de devocional eu tenho me dedicado a fazer uma leitura “corrida” da bíblia toda. Isso significa dizer que não estou gastando tempo meditando, como em alguns posts que temos feito aqui, e também não estou pulando os livros históricos ou de genealogia e lendo só os que mais gosto. A ideia é ler tudo e descobrir detalhes que haviam passado despercebidos noutros períodos. Uma das histórias que pareceu saltar aos meus olhos foi a da visita da Rainha de Sabá ao Rei Salomão.

“A rainha de Sabá soube da fama que Salomão tinha alcançado, graças ao nome do Senhor, e foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis. Quando chegou, acompanhada de uma enorme caravana, com camelos carregados de especiarias, grande quantidade de ouro e pedras preciosas, foi até Salomão e lhe fez todas as perguntas que tinha em mente. Salomão respondeu a todas; nenhuma lhe foi tão difícil que não pudesse responder. Vendo toda a sabedoria de Salomão, bem como o palácio que ele havia construído, o que era servido em sua mesa, o lugar de seus oficiais, os criados e copeiros, todos uniformizados, e os holocaustos que ele fazia no templo do Senhor, ela ficou impressionada. Disse ela então ao rei: “Tudo o que ouvi em meu país acerca de tuas realizações e de tua sabedoria era verdade. Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza. Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor, o teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel. Por causa do amor eterno do Senhor para com Israel, ele te fez rei, para manter a justiça e a retidão“. 1 Reis 10:1-9

Eu lembrava que a rainha tinha ido visitar Salomão pra fazer perguntas. Lembrava também que ela já tinha ouvido sobre a sabedoria dele e tinha ficado mais impressionada quando conversou “ao vivo”. Mas nem de longe eu lembrava que o trecho bíblico tinha o registro de que muitas outras coisas a impressionaram.

Ela era uma rainha, estava acostumada com a ideia de ver belos lugares. Ainda assim ela se impressionou com o palácio. Penso também que estava acostumada a comer “do bom e do melhor”, mas ainda assim a mesa do rei superou suas expectativas. E o que dizer do comentário sobre o lugar dos oficiais e os uniformes dos funcionários? Ok, era uma mulher observando e mulheres gostam de detalhes hahah, mas isso lhe saltou aos olhos por alguma razão… Tudo era muito melhor do que ela tinha ouvido falar. Tudo era feito de forma excelente!

A excelência de Salomão provocou adoração. A ele? Não! Ao Senhor que se agradou dele e o colocou no trono de Israel. Trono este que naquele momento era reconhecido pelas características que dão base ao trono do Senhor: justiça e retidão. Tudo naquele lugar apontava para o Deus ao qual Salomão servia. Era tudo sobre Ele.

Eu sei que é bem mais fácil se deixar conduzir pelo comportamento médio da galera e fazer o básico apenas. Ou mesmo se deixar levar pela preguiça e as vezes não fazer nem o básico. Eu luto com isso com frequência também. Tem áreas que eu não admito fazer nada menos do que O melhor. Em outras, eu preciso brigar muuuuuito com a minha carne que insiste em querer fazer “empurrando com a barriga”.

Mas lendo esse trecho, entendi que o Senhor queria me lembrar (e agora lembrar vocês também) sobre o quanto entregarmos o nosso melhor manifesta a vida Dele em nós. Certamente existem descrentes que são exemplos no que fazem, mas o centro de sua conduta aponta exclusivamente pra eles, e isso afasta as pessoas. Ao passo que nós, quando verdadeiramente entendemos quem somos e o quanto somos dependentes dEle , espontaneamente apontamos pra Jesus. E aí não poucas vezes se ouvirá ao seu respeito: “mas por que ele (a) age assim? Por que ele (a) é diferente? Bom…é que ele é crente! Eles costumam ser assim…certinhos.”

Não se preocupe, você não precisará dizer às pessoas que é crente quando fizer algo mal feito ou errado. Elas vão lembrar disso e fazer questão de te lembrar também. Eles sempre estão nos observando. Podem não crer no que cremos, não fazer o que fazemos, mas involuntariamente esperam de nós algo diferente.

Graças a misericórdia do Senhor, hoje é um novo dia e uma nova oportunidade pra melhorarmos nossa conduta.

Coloque seu coração diante de Deus. Reconheça suas fraquezas. Não use de discursos vazios de falso amor se seu coração estiver cheio de palavras de desânimo e má vontade. Ele conhece a verdade do seu íntimo. Ele deseja te ajudar a corrigir cada uma das áreas de sua vida e te fazer cada vez mais parecido com Ele.

Deus abençoe vocês!

#Atéterça

😉

Comente!

Por | 2018-03-20T08:12:50+00:00 terça-feira, 20 de fevereiro de 2018|Devocional, Vida Cristã|0 Comentários

Sobre o Autor:

Crente das empolgadas, que pretende sim dominar o mundo (por que não?). Apaixonada por escrever, ler, dançar e cuidar de gente. Moro com meus pais, tenho uma irmã que é quase minha gêmea e uma sobrinha maravilhosa. Sou formada em Direito e atualmente faço teologia. E fico cada dia mais maravilhada com a forma que Deus consegue conciliar essas áreas. Luto para não ser legalista e tento matar minha carne todo dia. Convicta de que fomos #chamadosparaser a diferença no meio dessa geração e através disso fazer e corresponder a tudo quanto o Senhor planejar. Instagram: @caromenezes

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL