Jesus respondeu:

— Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. João 3:3

É claro que o Senhor Jesus não estava falando de um segundo nascimento físico, mas sim, de um nascimento espiritual, pelo o qual o pecador recebe um novo coração com uma nova natureza. Isto vem de cima, é do céu. É obra do Espírito Santo. Portanto, não é uma operação que uma pessoa pode fazer para si mesma.

Que os maus e ruins precisam de regeneração ninguém duvida – nem eles mesmos. Mas neste mundo há muita gente boa, de vida correta e até religiosa, que não compreende que também precisa nascer de novo.

Nicodemos, a quem o Senhor Jesus dirigiu as palavras acima, era homem muito religioso. E hoje em dia, há pessoas que nasceram no Evangelho, quer dizer que, são da família evangélica; frequentam os cultos; tomam parte, até, no serviço da igreja; não são mundanos; pelo contrário, tem certo orgulho na sua vida exemplar. Estas pessoas não reconhecem que tudo isso é da justiça humana, e não nos justifica perante Deus. Não somos salvos pela nossa vida, por mais boa que seja, mas pela morte do Salvador; não por obras nossas, mas por suas obras no Calvário; não por qualquer coisa que nós podemos fazer, mas por aquilo que Ele já fez.

As pessoas que confiam nas suas boas vidas, nas suas próprias obras, ou na sua religião, não se sentem perdidas, e assim não se sente na necessidade de arrependimento, e julgam que não precisam de novo nascimento. Não compreendem que um bom exterior não é suficiente; é preciso um novo interior. As Escrituras nos ensinam que “todos pecaram e necessitam da glória de Deus”. As palavras do Senhor Jesus são tanto para os filhos da igreja como para os pródigos no mundo. “É necessário nascer de novo”.

É preciso rasgar o coração a Deus, pedindo com sinceridade que Ele avalie de acordo com sua Palavra, por quais caminhos temos andado e se de fato nascemos de novo ou estamos debaixo da justiça própria.

‘Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.’ Salmos 139:23-24

 

 

 

Comente!