Deus está irado?

Pode parecer absurdo acreditar que um Deus invariavelmente bondoso e amoroso se ire, principalmente, soar estranho ao considerar somente que “Ele ama o pecador”. Isso é perigoso! Será que Ele está mesmo realmente irado?

Evidências no Evangelho apontam sim para o fato de que Deus manifesta sua ira contra más obras e contra quem as comete. Para mim foi duro compreender essa verdade, mas precisamos com urgência entender e reconhecer quem Deus é, em todos os seus atributos, no intuito de combater heresias que se infiltraram na Igreja.

É por essa razão e para a glória do seu Nome que tenho escrito esse texto ao mergulharmos em Romanos. Sem mais delongas, vamos ao texto:

            “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e a injustiça dos homens, que detém a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer, neles está manifesto; porque Deus lhe o manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, assim o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente veem pelas criaturas desde a criação do mundo, para que fiquem inescusáveis.” Romanos 1:18-20

 

Em síntese, o trecho mostra que a ira de Deus se revela contra toda impiedade e injustiça dos homens (v.18a), mas não apenas contra ela, engloba todos que praticam a maldade (Sl 5:5), uma vez que “Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias” (Sl 7:11).

Por contrariar a vontade Dele, erramos o alvo. Pecamos e caímos feio ao desobedecer, desde a criação. Todos nós (Rm 3:23).  E mais do que isso, sempre estamos inclinados a nos esconder ou mergulhar nas convicções que criamos e manipulamos a Verdade em detrimento das nossas próprias injustiças (v.18b). Diante disso, merecíamos tão somente a morte (Rm 6:23a) por servir ao pecado e quebrar as leis que o Senhor criou.

Muitos, podem estar fixos no Deus amou o mundo (Jo 3:16) ao passo que esquece a plenitude da Identidade de Deus.  Ele é bom, mas é preciso lembrar que é na mesma medida justiça. É necessário entendê-lo completamente e não considerar apenas a parte que mais infla o ego ou faz imergir nos próprios gostos e vontades. Deus é bom, mas é também justiça!

Considerar apenas um lado de uma moeda é um problema. Julgar um livro apenas pela capa é loucura. Olhar uma obra de arte apenas em partes (a que mais lhe agrada) é tolice, pois se perde a totalidade. Mas, Graças a Deus pelo seu dom gratuito da vida eterna em Cristo Jesus (Rm 6:23b). O homem não merece, mas Deus decidiu dar uma nova chance ao oferecer perdão pelo preço que não poderíamos pagar. Cristo o fez ao satisfazer a justiça do Pai para trazer vida. Isso é GRAÇA!

Dessa forma, fica claro que tanto justiça como ira são ações divinas, a primeira em reposta à fé daqueles que creem e a segunda contra impiedade, sendo que o pecador está constantemente inclinado a ignorar a verdade e evitá-la, ainda que não consiga, conforme Romanos.

É interessante, pois seguida é exposto que Deus se faz conhecível porque Ele quis e agiu na criação mediante seus atributos que fazem com que os homens, ao contemplá-los, sejam indesculpáveis (v.19-20).

Dessa forma, pode-se concluir que quando entendemos quem Deus realmente é, o que somos (pecadores), podermos amá-lo de maneira profunda a fim de ser aceito pelo sacrifício de Cristo e não mediante nossos méritos, uma vez que a sua ira foi satisfeita gratuitamente em Jesus ao carregar nossa dívida em relação ao pecado. Glórias a Ele, pois perdoados e salvos da ira tornamo-nos filhos, não mais escravos do pecado e da morte!

Deus te abençoe!

Que tal compartilhar com seus amigos se lhe edificou de alguma forma?

Fique a vontade para deixar seu feedback sobre esse texto nos comentários, ou se preferir podemos conversar por e-mail ou redes sociais abaixo:

contatolgleygson@outlook.com
💙Facebook.com/LGleygsonOficial
📸 Instagram.com/LGleygson
🎥 YouTube.com/LeonardoGleygson

Abraços,
Leonardo Gleygson

 

Comente!

Por |2018-07-06T08:02:50+00:00sexta-feira, 6 de julho de 2018|Bíblia, Cristianismo, Destaque, Estudos Bíblicos, , Graça, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Surpreendido por Deus a cada instante, busco matar o meu "eu " todos os dias a fim de que Ele seja tudo na minha vida. Sou apenas um servo, estudante de Fonoaudiologia. Quero ganhar o Brasil para Cristo e não ser destaque ou motivo de exaltação pessoal!

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL