Você sempre quis saber porquê deve dar 10% pra igreja? Deve dar mesmo ou é opcional? Por que esta prática traz tanta discussão e polêmica no mundo?

Bom, primeira coisa que quero falar é: este post é a minha visão neste assunto, baseado no que a Bíblia fala. Se você discordar de algo, apresente seus pensamentos e vamos discutir construtivamente sobre este tema nos comentários.

1. O Dízimo é um mandamento?

Essa pergunta é difícil. Muitos forçam a barra nesse tema, enquanto outros acham que “pode dar o tanto que quiser.” A passagem mais citada na Bíblia sobre dízimo é Malaquias 3:10 – “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.”

Deus fala para trazermos o dízimo (10%) do que temos para suprir as necessidades do templo.

Mas por que esta quantia? E é obrigatório?

Antes do dízimo (10%), Deus estabeleceu um mandamento para seu povo, os israelitas:

  • “Traga o melhor dos primeiros frutos da terra ao santuário do Senhor, o seu Deus.” (Êxodo 34:26)
  • “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações.” (Prov. 3:9)
  • “Dou a você o melhor azeite e o melhor vinho novo e o melhor trigo que eles apresentarem ao Senhor como primeiros frutos da colheita. (Num. 18:12)

Já tinha ouvido falar desse tal de “primeiros frutos”? Os primeiros frutos eram os melhores frutos da colheita. E estes eram para ser dados para Deus, para os sacerdotes do templo.

Interessante. Estudando sobre os primeiros frutos o que parece agradar a Deus não é tanto a quantidade (10%), mas o fato de ser o melhor que você tem.

Mas o 10% era uma lei ou não?

Sim. O dízimo era uma lei que Deus instituiu para o povo de Israel, para a própria subsistência do povo. A tribo de Levi não tinha herança na terra (ou seja, não podiam produzir renda), porque Deus estabeleceu os levitas como sacerdotes. E os 10% de todos israelitas iam para prover sustento para os levitas e para cuidar do templo.

  • “Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.” (Deut. 14:22)
  • “O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.” (Lev. 27:32)

Mas o 10% é uma lei hoje ainda?

Bom, para sabermos o que mudou do tempo de Israel para hoje, devemos ver o que Jesus falou sobre isso. Se prepara porque Jesus não pega leve:

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.” Mateus 23:23

Jesus disse: dê o dízimo, mas não deixe de praticar o que é mais importante: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Você deve dar o dízimo, mas não seja religioso. Não queira saber se deve dar ou não só pra cumprir com suas obrigações. Jesus fala para darmos com alegria – a disposição em dar vale muito, assim como o próprio ato de dar.

2. Eu dou o dízimo, mas é muito difícil dar meu dinheiro. É errado dar sem alegria?

Pensa assim – quando você dá um presente para um amigo, e você dá com um sorriso no rosto, ele não vai ficar MUITO mais feliz do que se você der por obrigação, só porque é aniversário dele?

Deus ama a quem dá com alegria. Deus fala que não se agrada de sacrifícios e “dízimos” dados por obrigação, sem ser sincero (Hebreus 10:8). Ele quer mais que seu dinheiro – Ele quer seu coração. E se você der seu coração pra Deus, dar o seu dinheiro para Deus não será um peso, mas sim uma alegria.

Por isso, se você acha difícil dar o dízimo, e não dá com prazer, busque entregar cada vez mais o seu coração para Deus, pois assim você encontrará mais prazer em dar do que receber.

3. Dar o dízimo é suficiente?

A Bíblia fala sobre dízimo e ofertas. Ofertar é praticar o Cristianismo nas finanças. Pode doer um pouco dar de seus próprios bens, mas isso que é ser cristão – é compartilhar uns com os outros segundo a necessidade de cada um.

Devo dar 10% em ofertas também, além do dízimo?

Não, porque a Bíblia mostra como oferta é algo voluntário e sincero, e não por obrigação. “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Cor. 9:7)

A primeira passagem de oferta a Deus na Bíblia é a de Abel e Caim. E ela mostra a essência do que é dar para Deus.

Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor.
Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,
mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.
O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.
Gênesis 4:2-7

Ou seja, Deus se agrada de quem dá o melhor para Ele.

Lembre-se disto: dê 10% do seu dinheiro com 100% do seu coração, porque é isso que vale para Deus.

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias.
Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.
Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros.
Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.
Marcos 12:41-44

4. Por quê causa tanta polêmica dar para Deus?

A polêmica é que muitos pastores roubam dinheiro que é para ser “para o templo” – para sustentar o salário dos obreiros, pagar as contas do edifício e ajudar órfãos, viúvas e necessitados na congregação e na comunidade.

Mas queria focar não no roubo, mas sim na beleza de dar. Os cristãos são os maiores doadores para causas sociais no mundo inteiro. Milhões de cristãos, quer sejam batistas, anglicanos, católicos, evangélicos, avivados, doam 100% do seu coração, e com suas ofertas estão mudando o mundo.

É incrível o poder que a Igreja tem! Pare e pense: Se temos 20 milhões de cristãos no Brasil e todos dão o seu dízimo, imagina o que não pode ser feito para mudar este país!

Meu coração se aperta quando vejo pastores roubando, e líderes pedindo dinheiro para seu próprio bolso. Mas isso não faz com que dízimos e ofertas deixem de ser belos em sua essência. Dar para Deus é um privilégio, pois Ele nos deu tudo que Ele tinha!

Meu queridos, escrevi este post porque sei que muitos têm dúvidas sobre porque dar os dízimos.

Vamos viver o que Jesus disse: dar o Dízimo + praticar a Justiça, Misericórdia, Fidelidade. Assim podemos impactar muitas pessoas, e mostrar ao mundo a beleza do que é se doar pelas pessoas e do que é dar para Deus com alegria.

Comente!