Bem, eu sei que esse título está parecendo frase de para-choque de caminhão, não é mesmo?! Ou então aquelas frases clichês do “mundo gospel” que podem ser estampadas em uma camiseta. Mas, meditando em uma porção das Escrituras Sagradas nós podemos dizer que essa frase é real e faz todo sentido. Vejamos o que as Escrituras nos diz em Êxodo 33.1-4.

“O Senhor disse a Moisés: “Ponha-se a caminho, junto com o povo que você tirou da terra do Egito. Subam à terra que eu jurei dar a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: ‘Darei esta terra a seus descendentes’.

Enviarei um anjo à sua frente para expulsar os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

Subam à terra que produz leite e mel com fartura. Mas eu não viajarei no meio de vocês, pois são um povo teimoso e rebelde. Se eu os acompanhasse, certamente os destruiria ao longo do caminho”.

Quando o povo ouviu essas palavras severas, chorou e deixou de usar seus ornamentos.”

Imagine só, querido leitor, quantas promessas Deus fez ao seu povo, vejamos:

  1. Uma terra próspera.
  2. Um anjo os guiando.
  3. A derrota dos inimigos.

Quem não gostaria de ouvir essas promessas?! Mas o povo de Deus ao ouvi-las fez o seguinte: chorou (cf. verso 4). O povo não se alegrou com essas bênçãos prometidas. Por quê? A resposta nós encontramos nos versos 15 e 16 que diz:

“Então Moisés disse: ‘Se não nos acompanhares pessoalmente, não nos faças sair deste lugar.

Se não nos acompanhares, como os outros saberão que meu povo e eu contamos com teu favor? Pois é tua presença em nosso meio que nos distingue, teu povo e eu, de todos os outros povos da terra’. “

Percebe que para o povo de Deus a presença do Senhor é mais importante do que as bênçãos que Ele pode proporcionar? Do que adiantaria todas essas coisas – terra próspera, anjo guiando, derrota dos inimigo, se Deus não estivesse com eles? Absolutamente nada. Ou seja, tudo sem Deus é nada! O povo preferia permanecer no deserto, mas com a presença de Deus com eles do que partir sem Deus.

Pensando em nossa realidade, será que também somos assim? Será que temos tido mais prazer em estar com o Senhor do que em receber suas bênçãos? Será que para nós é mais importante a presença de Deus do que qualquer outra coisa? Pensemos alguns instantes sobre isso.

Que Deus nos ajude e que através do Espírito Santo operando em nós possamos sempre nos lembrar de que se temos Deus e a sua presença, já temos tudo o que precisamos. Tudo sem Deus é nada!

SDG.