startE aí, pessoal. Tudo bem?! Como foi a diversão no retiro? O post de hoje é uma adaptação da palavra que tive oportunidade de compartilhar com os jovens da igreja em que congrego (afinal de contas, retiro não é só brincadeira; lá também temos chance de nos aproximarmos mais de Deus). Sem mais delongas, vamos ao trabalho.

Todos nós temos a necessidade de viver com o Espírito Santo. Sem Ele, não podemos chegar perto do que Deus quer nos dar nesta vida. E sem Ele não dá nem para cogitar participar da vida eterna!

Na famosa conversa entre Jesus e Nicodemos (João 3.3-8), o Senhor fala o quanto que a vida de um discípulo se transforma por ter a presença de Deus nele. Tanto é que a argumentação chega a este ponto:

Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. João 3.7

A decisão de nascer de novo implica num relacionamento diferente com o Espírito Santo. Antes, quem dava as regras do jogo era a gente. Daqui para frente, deve ser Ele. Sem concorrência. Sem negociação.

Quando Jesus fala que o vento sopra onde ele quiser, significa que uma pessoa guiada pelo Espírito não olha para as circunstâncias. Ela passa sobre (e até por dentro) das dificuldades. A intimidade com Deus aprimora a fé que temos nEle.

Nascer de novo não é só quando decidimos aceitar Jesus. É uma atitude diária. Quando me disponho a nascer para Deus, mato a velha natureza cheia de pecado e egoísmo. Todos os dias as tentações são oferecidas em bandejas como num restaurante self service. Daí a necessidade de renovar-se espiritualmente no Senhor (Romanos 12-2).

O Espírito quer que nos relacionemos com Ele de uma forma mais simples que imaginamos. Ao contrário do que alguns pensam, ter intimidade com o Senhor não depende necessariamente de falar em outras línguas. Essa é só uma das muitas formas que Deus tem de Se manifestar em nossas vidas.

Toda vez que você se propõe a glorificar o nome de Jesus, o Espírito Santo cria laços mais fortes. O louvor é uma ação do próprio Deus na sua vida. Outra coisa: adoração não é só cantar, tocar um instrumento ou dançar. É orar, ler a Bíblia, agradecer a Deus pelo dia que está tendo.

O Espírito Santo deve ser o Mestre. Todos os dias pergunte a Ele o que precisa fazer ou deixar de fazer. Ao invés de gastar tempo bolando planos mirabolantes para o dia, peça a Deus a resposta (que é muito mais fácil).

Deixe o Senhor no comando daqui para frente! Excelente semana. Abração!

Comente!