Olá! 🙂

O post de hoje é bem ‘simples’. Vamos aprender juntos 10 passos para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Interessante isso, não é mesmo? Certamente são aspectos fundamentais e imprescindíveis para todos nós que nos declaramos discípulos de Jesus.

Quem nos ensina esses passos é o apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos (12:9-13*).

tumblr_laag0j3ZJH1qe42jio1_500_large

Vamos aos passos:

1) Amar de verdade, não de maneira fingida

Isso vale tanto para o nosso amor a Deus quanto para o nosso amor ao próximo. Amar já é um grande desafio e é justamente por isso que Paulo enfatiza que esse amor deve ser verdadeiro, isto é, não apenas de palavras, não apenas de aparências, mas de forma radical (raiz), de forma profunda e sincera. A única fonte desse amor é Deus, somente em Sua presença conseguimos desenvolver esse amor.

2) Evitar o mal ao máximo

‘Evitar o mal? Isso é óbvio. Eu sou cristão!’ É estranho pensarmos que um cristão precisa ouvir esse tipo de conselho, né? Porém, fato é que precisamos ouvi-lo todos os dias. O primeiro mal que devemos evitar é o que há em nosso ser, aquele que ocupa nossa mente. Em seguida, devemos – ao máximo, como Paulo diz – evitar o mal que nos cerca. Orando sempre para que Deus nos livre e nos ajude nessa luta.

3) Apegar-se ao bem como puder

Esse passo complementa o anterior. Afinal, como evitar o mal? Apegando-se ao bem, ora! Apegar é ‘juntar, colar; segurar-se a, agarrar; afeiçoar-se; recorrer a, pôr-se sob a proteção de; valer-se de’. Desses significados, o que mais chama a minha atenção é o recorrer a. Aprendemos com isso que, em toda e qualquer situação, devemos recorrer ao bem, ao que é certo aos olhos de Deus, assim conseguiremos evitar o mal.

4) Ser um bom amigo, que ama profundamente

A Palavra de Deus nos diz que ‘há amigos mais chegados que irmãos’. Portanto, para com essas pessoas, devemos ser bons, ajudadores, intercessores, conselheiros etc. Com todo nosso amor, amizade e respeito, é importante que ofereçamos o nosso abraço para que nossos amigos percebam que têm com quem contar nos bons e maus momentos. Sorrir com eles em seus momentos e alegria e derramar nossas lágrimas em seus momentos de tristeza. Caminhar junto!

5) Não procurar estar em evidência

‘Mas, se Jesus nos mandou ser sal e luz desta terra, como não estar em evidência?’ Talvez esse passo realmente pareça uma contradição ao que Cristo nos disse, porém, entendemos evidência aqui como um desejo de glória para si mesmo. Quando somos sal e luz é verdade que somos diferentes, mas a evidência desse comportamento é dada a Deus. Somente pela graça conseguimos seguir os passos de Jesus e fazer a diferença, então a glória é dele.

6) Não se deixar esgotar: manter-se animado e disposto

Para esse passo, vamos nos lembrar de um verso bastante conhecido da Palavra de Deus, que está em Isaías 40:29-31: ‘Ele fortalece os que estão cansados, renova as forças dos que desistiram. Pois até os jovens se cansam e desistem, os jovens na flor da idade tropeçam e caem. Mas os que esperam no Eterno renovam suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias; Correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos’. (Eu amo ler esses versos!) Então, estejamos sempre animados e dispostos porque o nosso ânimo e a nossa disposição vêm do nosso próprio Deus.

7) Ser um servo vigilante do Senhor, com uma expectativa alegre

Vigiar é ‘espiar, observar atentamente, espreitar; atentar em, tomar conta de; cuidar; velar, estar atento, estar de sentinela’. Bom, sendo assim, precisamos servir ao Senhor de maneira sábia, certo? Precisamos observar bem os seus preceitos e estar atentos. Para isso, nada melhor que orar sem cessar, ler a Bíblia, pedir a Deus sabedoria e discernimento. Façamos tudo isso com uma expectativa alegre, pois sabemos em quem confiamos.

8) Não desistir em tempos difíceis, mas orar com fervor

Não desistamos mesmo! Quanto a esse passo, não há muito o que falar. A solução para que não desistamos em tempos difíceis é a oração. Não há palavras? Deixemos que Deus ouça o mais íntimo do nosso coração. Ele conhece bem esse ‘lugar’ em nós. Não há forças para se colocar diante de Deus? Deixemos que Ele nos entenda, pois não há ninguém melhor que Ele para isso. Ele ouve/entende os nossos suspiros de desespero e cada uma de nossas lágrimas.

9) Ajudar os cristãos necessitados

Nesse aspecto, é claro que temos irmãos cristãos necessitados bem pertinho de nós, mas quero dar uma ênfase maior aqui aos nossos queridos que são perseguidos ao redor do mundo. Vejamos esta imagem:

https://www.portasabertas.org.br/dlpg/Mapa2015_Painel_120x90cm_PDF.pdf

https://www.portasabertas.org.br/dlpg/Mapa2015_Painel_120x90cm_PDF.pdf

 

Às vezes nos perdemos em nossa correria atrás do vento e nos esquecemos que há pessoas que precisam de nossas orações e ajuda. Às vezes estamos tão dedicados às nossas conquistas fúteis que a propagação do evangelho pouco nos importa. Para esse 9º passo, Paulo nos desafia a olharmos mais para os outros membros do Corpo de Cristo para que todos nós permaneçamos saudáveis.

10) Praticar a hospitalidade

Um dos significados mais lindos de hospitalidade é que ela é considerada uma ‘maneira de tratar que expressa acolhimento, gentiliza e amabilidade’. Ser hospitaleiro é simplesmente imitar a Cristo. Quer acolhimento maior que o que Jesus nos oferece? Quer gentileza maior que morrer pelos pecados de um povo? Quer amabilidade maior que se entregar única e exclusivamente por amor? Nosso ideal é Cristo.

 

Bom, com esses 10 passos nos tornamos pessoas mais parecidas com Cristo. Fácil não é, porém, é disso que precisamos para sermos pessoas melhores. Com oração e dedicação a Deus, conseguimos caminhar um pouco mais rumo à maturidade cristã.

Que Deus nos ajude sempre e a cada dia um pouquinho mais!

Tenham uma ótima semana!
Com carinho,
Tathi

Twitter: @DiarioDaTathi
Instagram: @Tathi_Oliveira

_____

* Versão utilizada: Bíblia A Mensagem

Comente!