vida-crista-rasa

[…] É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. (Lucas 6:48)

Há um ano, eu morava num bairro de Fortaleza que era o centro comercial da cidade. Dificilmente se vê uma casa por lá no meio de tantos prédios que preenchem a região. Era bastante comum ver prédios sendo construidos. (E haja prédio!) Ainda me lembro de passar por uma enorme escavação todo dia ao ir pra escola. Eu sempre me admirava da profundidade do buraco e me questionava: “eles vão construir um prédio ou uma piscina gigante?”.

Mas o que isso tem a ver com a vida cristã? Tudo. Jesus utilizou exatamente esse exemplo (só que sem prédio) para referir-se ao homem que ouve as palavras de Jesus e as pratica (v.47). Mas pra quem Jesus está falando isso? Os ouvintes estavam sendo exortados por ele pelo fato de chamarem Cristo de “Senhor, Senhor”, mas não fazerem o que ele diz (v.46). Jesus estava comparando os que obedecem suas ordens aos que não o fazem, de maneira bastante dura. Será que existem pessoas assim em nossas igrejas, que dizem amar a Cristo, mas não vivem como Ele ordena?

É, meu jovem. Não são poucos. Mas que tal, ao invés de olharmos para a situação geral, fazermos uma análise de sua própria vida? Muito provavelmente, você que está lendo isso já é uma pessoa convicta de que Jesus o salvou. Você já o confessou como seu Salvador e Senhor. Todos os domingos você canta “Senhor, Senhor… ♪” (quase todo louvor tem “Senhor” no final da frase. rsrs). Você fala como crente, você vai pra cultos, você diz que tem Cristo em seu coração. Mas “isso é tudo, pessoal”?

Veja que o homem que não pratica as palavras de Jesus, construiu uma casa (v.49). E, pense comigo: ninguém constrói uma casa acreditando que ela vai cair. Ninguém gasta tempo, dinheiro, suor e dedicação para algo que vai desabar. Aquele homem jurava de pés juntos que estava no caminho certo. Talvez, muitos estejam na mesma situação. Talvez, muitos estão na igreja há 10 anos construindo sua casa sobre a areia e nunca foram alertados disso. O pecado cega não só nosso entendimento, como também a percepção dele mesmo em nossa vida. Alerta: você pode estar vivendo uma vida cristã rasa!

Você pode se perguntar: “e como eu faço pra saber disso?”. Jesus dá a dica em alguns versículos anteriores: “Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos.[…]” Lucas 6:43,44. O seu cristianismo precisa medido pelos suas obras! Mas quero focar num ponto que, por muitos, passa despercebido. Qual a maior diferença entre os dois construtores? Foram apenas as obras? O que significa para Jesus praticar os seus mandamentos? CAVAR.

É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. (v.48)

O grande diferencial entre um verdadeiro seguidor de Jesus e um simples frequentador de igreja é que aquele cava fundo. Ou seja, o fundamento de sua fé é profundo. Seu sustento não é superficial, não é raso. Sua casa é edificada sobre a Rocha, a saber: Cristo Jesus. Estamos falando de conhecimento e intimidade com Jesus. Estamos falando de Teologia! Estamos falando de fome de Bíblia e de sede de oração. Em que seu cristianismo está alicerçado? Aonde sua fé está fundamentada? Será que não está na hora de cavar?

Talvez você leia este texto e desconsidere-o. Ou você nem precise desse texto. Mas se você acredita que tem vivido uma vida superficial, na qual você nem imaginava estar por um caminho errado, há arrependimento para você! Seu cristianismo precisa sair do “modo easy” porque isso não é cristianismo.  Saiba que a destruição e ruína é grande para os que não atendem a voz de Jesus (v.49). Esse é o motivo pelo qual muitos tem abandonado sua fé. A tempestade vem, as dúvidas vêm, problemas e dificuldades; e quem não está realmente debaixo do senhorio de Cristo pula fora. Se você, de fato, quer ser como o primeiro homem, que não teve a sua casa (vida) arruinada pela tempestade, se você quer realmente viver como alguém que teve o coração transformado pela obra da cruz, talvez esteja mais do que na hora de deixar a comodidade da areia e pegar sua pá.