“Que inveja das pessoas ricas!”
“Que inveja dos americanos por serem americanos”
“Que inveja dela porque ela está namorando e eu não”
“Que inveja dele porque canta  no louvor e eu não”
“Que inveja de tudo e de todos! Porque parece que só eu não consigo as coisas??? Deus não me ama!”

inveja_520x350

Bom.. o post de hoje é para você que sente ou já sentiu inveja de alguém ou de algo e pra ver o quanto isso é perigoso, não para o “alvo” da sua inveja, mas apenas pra você!

 

A inveja é o incômodo, o desgosto, o desprazer que uma pessoa sente quando vê outra se dando bem, conquistando coisas e alcançando sucesso. A inveja gera alegria na pessoa por ver os outros se dando mal, errando ou sendo corrigidos. E ela geralmente acontece na mesma esfera de atuação entre as pessoas. Ex: louvor e louvor.

Então você pode se fazer algumas perguntas pra saber se sente inveja de alguém ou não, como:

  • Fico incomodado e me sinto tentando quando alguém recebe um elogio ou um prêmio?
  • Quero sempre colocar um “mas” quando alguém recebe um elogio (Ex: “você diz isso da pessoa, MAS não sabe que ela fez isso isso ou aquilo de errado…”
  • Quando você ouve alguém contando uma história boa sobre outra pessoa também fica querendo mostrar que tem uma história sua pra contar?

Se sua resposta foi sim para alguma dessas perguntas talvez você esteja sentindo inveja de alguém – e isso não é bom para você! E se você pensa que a inveja é só um “sentimento bobo” continue lendo para ver se é realmente isso…

A inveja é um pecado capital, ela pode gerar 5 “filhas” ou outros pecados na vida de uma pessoa, veja:

1. A inveja gera murmuração, que é falar mal sutilmente, indiretamente de alguém ou de uma situação.

2. Detração: falar mal da pessoa diretamente. Neste caso você o sentimento ruim é tão grande que leva a pessoa a falar mal da outra sem pensar em consequências.

3. Ódio: não gostar da pessoa. Você fica tão contaminado pelo o sentimento de inveja que começa a odiar alguém (a qual você deveria amar) e começa a não suportar a presença, o nome ou nem ouvir falar da pessoa, você só deseja o pior e só deseja que ela se dê muito mal em tudo.

4. Alegria no infortúnio do outro: se alegrar quando alguém se dá mal. Quando a pessoa se dá mal você se sente feliz e alegre por isso.

5. Tristeza sobre a prosperidade alheia: você fica triste porque vê alguém se dando bem.

 

Veja o que a Bíblia diz sobre a inveja:

“Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam)” Romanos 1:29-32

“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Tiago 3:14-16

Neste texto de Romanos Paulo diz que a depravação do ser humano, que inclui a inveja, o leva a morte. E em Tiago diz que a inveja é uma atitude animal e diabólica! Além de a inveja ser a raíz de todas as coisas ruins (Tg 3:16)!

Sem mencionar que em Provérbios 14:30 diz que a inveja faz secar os ossos da pessoa

Perigoso não é mesmo?!

A inveja, por ser uma ação ruim em relação a alguém, e é um ato contra a sabedoria de Deus porque Deus, que conhece tudo e vê o oculto, sabe o que deve dar para cada pessoa e se Ele deu para alguém é porque existe um propósito.

Veja os prejuízos que a inveja pode causar:

1. Trabalho contra o Reino: você investindo sua energia contra seu irmão ao invés de investir no reino.

2. Trabalho com motivações erradas: a pessoa não trabalha pelo propósito, mas trabalha para ser melhor que os outros, para crescer mais que os outros.

3. Gastar tempo invejando enquanto poderia estar aprendendo. Ao invés de investir no crescimento próprio a pessoa fica invejando as coisas que acontecem com o outro.

4. Gera desprezo pelo seu propósito: se você acha que o ministério ou a vida de outro é melhor que o seu você começa a desprezar a sua vida e acaba enterrando seu propósito e tudo o que Deus havia planejado para você!

5. A liderança invejosa gera seguidores invejosos que um dia se voltarão contra ela. Se você é líder de algo e é um líder invejoso que faz qualquer uma dessas coisas você irá gerar liderados invejosos que um dia se levantarão contra você.

6. Você se torna inconsequente para fazer o outro se dar mal, não importa o preço que precise pagar, só importa que a pessoa se dê mal.

7. É uma fome insaciável. O invejoso sempre tem inveja de alguém e nunca está satisfeito com nada, por mais que a vida dele seja maravilhosa, nunca será suficiente porque alguém é melhor ou tem mais e você se preocupa com isso.

Bom… acho que você já percebeu o quanto a inveja é perigosa e o quanto você deve ter cuidado em não se tornar alguém assim ou em andar na companhia de pessoas assim.

E você pode perguntar: “Mas o que posso fazer se tenho inveja? Como posso ser curado disso?”

Graças a Deus algumas coisas podem ser feitas para nos livrar da inveja maligna! veja:

1. Se lembrar de quem somos em Cristo: ter a consciência de quem sou em Cristo me tira a neblina da inveja nos olhos, porque me faz saber que eu sou filho de Cristo, co-herdeiro com Cristo e nada nem ninguém pode roubar isso de mim. Isso dá a confiança e segurança de que Deus tem o melhor para mim, que não significa ser igual ao meu irmão porque é para mim. Talento não significa o quanto Deus me ama, Jesus é a expressão completa e suprema de que Deus me ama! Sucesso não significa que Deus me ama, o sacrifício de Cristo sim. Quando estivermos depressivos, tristes, temos que nos separar e lembrar de quem somos em Cristo, de que Ele é o nosso Deus e que me ama sobre todas as coisas.

2. Lembrar que temos um prêmio eterno: nosso lar é no Céu! E não tem nada, nenhum louvor, nenhum dinheiro, nenhum reconhecimento que possa ser maior que ele! Então quando quisermos louvor e glória nessa Terra precisamos lembrar do que teremos um dia no Céu e de é isso que realmente vale a pena!

3. Lembrar que jogamos no mesmo time e não importa a posição que estou atuando e a que meu irmão está atuando, o que importa é que estamos no mesmo time, jogamos para o mesmo propósito e então se ele, ou eu, tivermos sucesso temos que ficar felizes porque o time está ganhando!

4. Lembrar que se alguém tem 1, 2, 5, 10 talentos é porque Deus quis assim. Lembrar que sou o que sou pela graça de Deus e não porque sou bom.

5. Lembrar que sou parte de um todo e que o todo é que realmente importa!

6. O que é tão grande para que nós tenhamos dor, inveja, ciúme? E porque devemos lutar se o que fazemos é tão pequeno? É porque Deus, que fez tudo, disse que é importante nos usar. Mas ele só disse? Não, Ele veio dar a vida por isso!

7. O meu pequeno talento é uma grande ferramenta nas mãos de Deus que pode tudo.

8. Ter olhos bons, enxergar qualidades, admirar e honrar as pessoas. Ao invés de falar mal, que possamos falar bem das epssoas, enxergar o bom nelas e ficarmos felizes com isso!

9. Ter sentimento de paternidade, porque esse sentimento me fará fazer a pessoa crescer mais do que eu. Ou seja, ao invpes de focar minhas energias para fazer a pessoa se dar mal, eu procuro fazer todo o possível para fazê-la crescer, mais do que eu inclusive.

10. Ter amor sincero e verdadeiro pelos os outros, porque no amor não há inveja!

Querido(a),

Não seja infectado pela inveja! Se você vir alguém se dando bem, se alegre e torça para sua vez também chegar! Mas procure não deixar que seu coração seja contaminado e isso te leve a fazer um monte de coisas erradas como falei aí em cima… Ok?

Se você sente inveja de alguém recomoendo que tome uma atitude: ir conversar com a pessoa e se confessar pra ela, orar com ela e pedir perdão para que você seja curado como diz em Tg 1:5. Fácil? Não, não mesmo, mas tenho total certeza que isso irá te liberar! Neste dia do culto que mencionei eu tomei essa atitude com uma pessoa e foi muito bom, oramos e choramos juntos, ambos fomos liberados graças a Deus e hoje nos damos bem e não temos mais inveja um do outro!

Um outro assunto legal é o ciúmes… mas este é para outro dia. Por hoje que você seja curado(a) de todo mal que possa haver em você e que seja liberado da inveja em nome de Jesus!

Amém?!!!

Que Deus te abençoe e te ilumine!

Com Amor,

Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Comente!