No texto de hoje gostaria de compartilhar sobre algumas passagens em que estive meditando. A ideia não é fazer um estudo sistemático dessas passagens, mas apenas meditar em algumas expressões das mesmas.

No capítulo 4 da primeira carta aos Tessalonicenses, Paulo por duas vezes exorta o povo a progredirem cada vez mais:

“FINALMENTE, irmãos, vos rogamos e exortamos no SENHOR Jesus, que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais” 1 Ts 4.1.

“Quanto, porém, ao amor fraternal… também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto continueis a progredir cada vez mais” 1 Ts 4.10.

 

No versículo 1 o chamado é para progredir no nosso caminhar na maneira que agrada a Deus. No versículo 10, o contexto é o progresso no amor fraternal. A palavra progredir nesses textos no original tem o sentido de abundância, de passar uma determinada medida, de permanecer e superar. Ou seja, há uma ideia de crescimento. E o termo “cada vez mais” demonstra exatamente isso.

Vemos por essas passagens então um chamado para o progresso, para o crescimento, para abundar cada vez mais no Senhor e nas coisas que o Senhor deseja.

No livro do profeta Oséias nos é dito que “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR, a sua saída, como a alva, é certa” (Os 6.3). Por causa da certeza que o senhor virá (o que é tão certo como cada alvorecer) é necessário que prossigamos. Esse é o mesmo pano de fundo do livro de Tessalonicenses, livro que exala a esperança da vinda do Senhor e onde vimos que há um chamado recorrente ao progresso.

Eu digo que o livro de Tessalonicenses exala a esperança da volta do Senhor pelo fato de que no início dessa carta Paulo escreve:
“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1 Ts 1.10). E no fim dela ele diz: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o SENHOR nos ares, e assim estaremos sempre com o SENHOR” (1 Ts 4.17).

Bob Jennings disse em um dos seus sermões que “Se um avião para de fazer progresso, ele está começando a cair “. Assim também é na nossa vida espiritual. Se pararmos de progredir, de avançar, estamos caindo. Nossa vida é ascensional e estar estacionado é estar regredindo. Pensando nessas coisas eu vejo quantas vezes regrido em minha vida e quão pouco é meu progresso espiritual. “Cada vez mais” deve ser a palavra que nos norteia, pois a vinda do Senhor é certa e próxima. Em face dessa verdade, que o busquemos mais em oração, em leitura da palavra, em comunhão com os irmãos, em adoração e em tudo mais. Nos abramos mais ao seu mover!

Que Deus nos ajude, nos quebrante e nos faça avançar e a dizer como Paulo “Prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” Fp 3.14. Não somos um povo sem alvo ou meta. Jesus é nosso alvo e também prêmio de nossa vocação. Prossigamos até ele. Prossigamos em conhece-lo. Cada vez mais.

Comente!