Fala galera!!!! Como sabem semana passada foi o Samuca no meu lugar, benção por sinal, não fiquem tristes mas estou de volta, e de verdade,pq vou pegar uma bela duma folga e acabaram-se as benditas provas !!!! Então q o Senhor possa falar com cada um…

Faz quase nove anos que decidi entregar minha vida para Jesus, lembro bem o dia em que fui até a igreja e entendi que não existe aquela história, “eu tenho meu deus interior”, “nem o diabo nem deus, eu sou eu” ou “deus sabe que eu sou uma pessoa boa”. Com dezenove anos entendi q ou escolhia servir a Jesus ou involuntariamente já estava nas mãos do diabo.

Mas uma coisa que lembro muito bem, foi q minha conversão foi acompanhada de muito estudo da bíblia, perguntas e um acompanhamento pastoral muito forte. Eu fazia o estudo bíblico depois chegava em casa e grifava na minha bíblia cada versículo, depois estudava no rodapé da minha bíblia todos os versículos q tinham alguma semelhança com o assunto, então lia as histórias e tentava compreendê-las não somente no literal, como espiritualmente e historicamente. Daí qdo chegava o dia do estudo bíblico, antes de começar a próxima aula, questionava sobre tudo que eu havia descoberto nas minhas leituras, com muita paciência me explicavam tudo ou diziam que estudaríamos um pouco mais pra frente nas lições.  Eu e mais um colega fazíamos isso, e era tão profundo que precisamos de um reforço, foi chamado um descendente de judeu, profundo conhecedor da palavra para nos ajudar(O tio Élbio).

E essa foi minha base, meu alicerce, para poder me batizar e ficar firme com Cristo. Daí pra frente participei de todos os cursos, campanhas e cultos possíveis. Nem um ano tinha se passado e eu já estava dando estudos bíblicos pra uma galera na minha casa.

Mas infelizmente  algo estava acontecendo q eu nem tinha notado….orgulho.

Estava tão cheio de mim, q não podia ver um carinha da igreja dizer uma besteirinha q lá eu estava: “ Está EscritoooooO: Bláblabla.” Para tudo que acontecia tinha um versículo na ponta da língua, e fazia questão de falar LIVRO, CAPÍTULO E VERSÍCULO. Na integra, do jeitinho q estava na bíblia. Minhas pregações então…cheias de exortações e pauladas santas nos meus ignorantes irmãos q não entendiam nada da bíblia(assim eu pensava).  É claro que eu não percebia que agia assim, e discretamente me apelidaram de Pedrão.

Hoje eu posso entender bem o pq, vejam:

Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!” Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará”. Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo. Mt 26:33-35

Eu era bem assim mesmo: “Qualé Jesus, é nois, esses mané ai pode até abri o bico, mas tamo junto!” E eu ia pra cima mesmo, não tinha medo de nada, evangelizava, falava.

Cinco versículos depois…

Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. Mt 26:40

Huahauhau, eu era o cara na hora de fazer o braçal, mas nem me falem em orar, jejuar, discipular, sou péssimo pra isso. Pedrão queria fazer muitas coisas, mas não compreendia as mais importantes, logo após esse versículo Jesus diz que o espírito estava pronto mas a carne era fraca, de que não adiantava nada querer fazer tudo e não se preparar espiritualmente.

Pedro disse que morreria com Jesus mas qdo o calo apertou…

Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”. Mas ele o negou diante de todos, dizendo: “Não sei do que você está falando”.  Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: “Este homem estava com Jesus, o Nazareno”. E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem!”  Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”. Aí ele começou a lançar maldições, e a jurar: “Não conheço esse homem!”Imediatamente um galo cantou. Mt 26:69-75

Talvez vc já tenha lido essa passagem e pensou: “-Caramba, que cara burro, Jesus avisou q ele  ia negá-lo três vezes.” Mas pensem comigo, o q estava em jogo, ou Pedro negava, ou morria junto com Jesus. Daí eu te pergunto:

-Qdo vc tem q mortificar a sua carne, vc se entrega junto com Jesus ou nega Ele três vezes?

Nem preciso dizer o qto ainda hoje me pareço muito com Pedro.

Mas então vem o texto q é a base desse estudo Atos 10:11-16.

Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase.  Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas,  contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu.  Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!”  A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”.

Três vezes aconteceu isso, até que Pedro entendesse, daí posso ver que ou ele era burro mesmo, tudo era a base do três com ele, ou pq Deus é muito misericordioso mesmo. E o q eu entendi nesse texto, Pedro era o fundador da primeira igreja do Senhor, tudo ia bem, ele aprendeu todas as lições e estudos bíblicos, já era professor, no entanto estava tão cheio de si q não podia ver o qto Deus amava e se importava com os carinhas  que não eram judeus como ele. E para isso o q Deus fez? Quebrou paradigmas, falsos conceitos, falsas verdades, que Pedro tinha como disciplina da carne e santidade. Três vezes Deus disse:- “Mata e come! Engole seu orgulho e deixa Eu fazer as coisas como quero.”

Pq disse tudo isso? Quero q saiba, que mesmo sendo conhecedor de todas as coisas, a melhor coisa a se dizer as vezes é nada!

E por mais q queira exortar um irmão, abençoá-lo, e tal, ser sábio, não é apenas ter conhecimento, mas dizer as coisas na hora certa.

Naquele tempo eu só pude ver q estava cheio de mim pq verdadeiros santos me orientaram, um deles foi o Fê, sempre chegava de canto e me dizia baixinho, Márcio vc foi muito duro, ninguém precisava ver eu sendo exortado.

Te digo essas coisas pq, antes de sairmos exortando tudo e todos, Jesus nos trata dessa maneira:

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?”Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?”Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?”Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”.Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. Jo 21:15-17

Espero q esse estudo seja pra vc como Jesus foi com Pedro três vezes, lhe perdoando e confirmando seu chamado, como um Fernando Ortega foi pra mim, ao pé do meu ouvido, com toda graça, me exortando baixinho.

Bjo Galera benção.

Comente!