Oração

A oração é o mecanismo que o cristão se vale para falar com Deus sobre Ele, sobre si próprio e sobre as pessoas e situações no seu mundo. Esta forma de conversação continua enquanto dura a vida (1 Tessalonicenses 5.17).

A Bíblia ensina que a oração é uma atividade a ser desempenhada pelo povo de Deus tanto individualmente (Mateus 6.5-8) como em companhia de outros crentes (Atos 4.24).

A adoração e o louvor ao Senhor devem ser expressos, assim como a confissão dos pecados e a busca pelo perdão. Também se deve agradecer por benefícios recebidos antes de que se façam as petições e súplicas propriamente ditas (Mateus 6.9-13).

A petição, na qual as pessoas, orando humildemente, reconhecem sua necessidade e se mostram confiantemente dependentes de Deus para satisfazê-la, é a dimensão de oração mais frequentemente ressaltada na Bíblia (Esdras 9.5-15).

Jesus ensina que a petição deve ser direcionada a Deus Pai, mas feita em Seu nome (João 14.13-14). Isso significa invocar Sua mediação, como Aquele que assegura nosso acesso ao Pai, e contando com Seu apoio, como nosso Intercessor na presença do Pai.

Somente podemos orar por coisas que estão de acordo com a vontade revelada de Deus (1 João 5.14) e os nossos próprios motivos ao pedir são justos (Tiago 4.3).

Não é errado apresentar petições a Deus como triúno ou requerer qualquer bênção espiritual de qualquer uma das três Pessoas, mas é sábio seguir o modelo do Novo Testamente instituído por Cristo.

Os cristãos que oram a Deus sinceramente, com reverência e humildade, com um senso de privilégio e um coração penitente, encontrarão em si mesmos um instinto filial inspirado pelo Espírito Santo que estimula a oração ao Pai celestial e confia nEle (Gálatas 4.6) e um desejo de orar que ultrapassa sua incerteza quanto aos pensamentos que devem expressar (Romanos 8.26-27).

Dizer seja feita a tua vontade, sujeitando sua própria preferência expressa á sabedoria do Pai, como Jesus fez no Getsêmani (Mateus 26.39-44) é a maneira mais explícita de manifestar a fé na excelência do que Deus planejou.

Comente!

Por |2018-11-26T16:33:17+00:00quinta-feira, 29 de novembro de 2018|Teologia Sistemática descomplicada, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Seguidor de Jesus Cristo. Contínuo aprendiz da verdade revelada através da Palavra. Total dependente da graça de Deus.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL