Oração

Hello! Hello!

Do que são feitas as suas orações?

De belos discursos e zero prática? De intercessão por Israel e zero intercessão pelo seu bairro? De verdades genuínas do seu coração, mas zero verdades bíblicas? De pedidos de conquistas materiais, mas de zero conquistas espirituais?
Sonda aí…

Sim, nossas orações precisam ter palavras de louvor ao Senhor. Faz parte da nossa devoção a Ele adorá-lo com belas palavras. Mas concorda que se você acha Ele tudo isso que você fala, mas não coloca nada do que Ele te orienta em prática, algo de errado não está certo?

A palavra nos fala pra orar por Israel e glória a Deus se você lembra de orar por eles. Mas concorda que está faltando algo na sua compaixão e obediência quando você só se preocupa com quem está longe, mas não consegue ter uma mínima atitude por quem está perto?

Eu realmente me alegro com pessoas que são de verdade em seu tempo de oração. Não tem vergonha de expor alegrias, tristezas, fraquezas, pecados, etc. Eu demorei muito tempo pra conseguir fazer isso sem máscaras também. Mas concorda que se o Senhor te pede pra não se esquecer da Palavra dEle e nela meditar de dia e de noite e inclusive nela faz relatos de gente no novo testamento orando trechos do velho testamento, Ele esperava que orássemos a respeito das verdades bíblicas sobre nós também?

Sobre esse item vou dar um exemplo. Há uma diferença em orar dizendo que reconhece que tem falhado nessa ou naquela área e que se arrepende disso, e orar dizendo que se arrepende, mas que confia na graça e no poder restaurador do Senhor que, apesar das nossas fraquezas, é capaz de nos transformar e nos fazer conforme a imagem do Seu filho. O primeiro modelo está incompleto. Você cumpriu parte da orientação. Reconheceu e se arrependeu. Mas se ficar só nessa parte, não será capaz de crer no que o Senhor tem para além disso. Você precisa ser capaz de trazer a memória o plano original de Deus pra você.

Sobre as conquistas, não tem nada de errado em pedir ao Senhor sabedoria para administrar os recursos que Ele tem te dado nas mãos para que você seja capaz de obter conquistas materiais. Mas cara, se for só pra essa vida que esperamos… ah… existe algo bem errado com a gente! A Palavra é clara em dizer que esse aperfeiçoamento espiritual, no sentido de crescer no conhecimento da graça, no amor, da misericórdia de Deus, vem do próprio Deus. Não é conquistado por nós. Mas precisamos manter vivo em nossos corações o desejo de sermos aperfeiçoados por Ele.

Eu li recentemente Salmos e Provérbios novamente e num desses dias eu resolvi ler em voz alta. Eu te incentivo a fazer o teste. Há diferença na forma como gravamos algo quando estamos lendo e quando estamos ouvindo. E há ainda uma terceira forma de percepção quando lemos, falamos e nos ouvimos. A paixão com que esses caras ansiavam pela presença do Senhor e por descobrir os tesouros Dele, como a sabedoria, por exemplo, ficam muito mais evidentes quando você lê em voz alta.

Eu li e pensei: Uau! Eu quero ansiar pelo Senhor desse jeito! Eu quero desejá-lo, mais do que desejo uma casa, um carro, um casamento, etc.

Na leitura bíblica que estou fazendo, os livros estão em ordem cronológica e, dessa forma, temos por exemplo num mesmo dia a leitura de um capítulo de 1 Crônica,outro de 1 Reis e outro de Salmos. Todos eles relacionados. Então quando você lê a respeito da experiência de Salomão ao pedir sabedoria, e depois lê Salmos e Provérbios relacionados a como ele aprendeu a ver a sabedoria, faz tooooooooooooooda a diferença.

Eu já achava sensacional saber que o cara podia ter pedido a Deus qualquer coisa e pediu sabedoria. Mas quando li em 1 Reis 4:29-34 a respeito de alguns dos assuntos que ele dominava, fiquei maravilhada! E orei: “Senhor, ele recebeu muito mais do que imaginava porque soube pedir do jeito certo em oração.” Ocorre que eu não tinha tido o entendimento completo. Ele não pediu isso só porque deram a ele uma senha secreta, do tipo: Se Deus falar qualquer coisa a resposta é sabedoria. Nãããããão, ele sabia o que isso significava! Ele amava a sabedoria! Ele aprendeu a desejá-la. Seu pai colocou isso em seu coração porque de igual maneira amava a presença do Senhor e sua palavra.

“Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar. A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente, bem como de toda a sabedoria do Egito. Ele era mais sábio do que qualquer outro homem, mais do que o ezraíta Etã; mais sábio do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E a sua fama espalhou-se por todas as nações em redor. Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco. Descreveu as plantas, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota nos muros. Também discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais que se movem rente ao chão e os peixes. Homens de todas as nações vinham ouvir a sabedoria de Salomão. Eram enviados por todos os reis que tinham ouvido falar de sua sabedoria”. 1 Reis 4:29-34

Percebe a diferença?

O tempo devocional, onde temos leitura bíblica e tempo de oração não é por acaso. Seu tempo de oração é transformado diretamente pela quantidade de bíblia que há em você. E mais, ele é potencializado pelo quanto você entende e ama essas verdades.

Experimente orar a bíblia! Ou mesmo conversar com Deus enquanto lê a bíblia. Lendo provérbios 1:32 (Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá), por exemplo, eu falei: “Senhor, eu sou bem inconstante em algumas áreas e isso me leva a morte segundo a Tua palavra. Eu também já me surpreendi achando estar segura em várias coisas e essa segurança era falsa. Tenho agido como tola. Mas a tua palavra fala no versículo seguinte que se eu te ouvir terei verdadeira segurança, então destranca os meus ouvidos. Me ajuda a não apenas ouvir, mas guardar essas verdades em meu coração…”

Eu não sei se você já orou hoje e não estou aqui para julgá-lo, mas tenta prestar atenção no que tem orado. É possível que você esteja carregando pesos desnecessários ou que não esteja vendo diferença em sua vida porque não tem orado direito.

Tem bem mais nEle pra você descobrir!

Deus te abençoe!

#Atéterça

😉

Comente!

Por |2018-11-20T10:29:47+00:00terça-feira, 20 de novembro de 2018|Devocional, , Vida Cristã|0 Comentários

Sobre o Autor:

Crente das empolgadas, que pretende sim dominar o mundo (por que não?). Apaixonada por escrever, ler, dançar e cuidar de gente. Moro com meus pais, tenho uma irmã que é quase minha gêmea e uma sobrinha maravilhosa. Sou formada em Direito e atualmente faço teologia. E fico cada dia mais maravilhada com a forma que Deus consegue conciliar essas áreas. Luto para não ser legalista e tento matar minha carne todo dia. Convicta de que fomos #chamadosparaser a diferença no meio dessa geração e através disso fazer e corresponder a tudo quanto o Senhor planejar. Instagram: @caromenezes

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL