“1 Também tenho visto outra coisa muito triste que acontece neste mundo:
2 Deus dá a alguns tudo o que desejam—riquezas, propriedades e fama. Porém depois não deixa que eles aproveitem nada disso. E é algum estranho quem aproveita, e não ele. Isso também é ilusão e não está certo.”
“7 Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos.
8 Que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Que vantagem tem o pobre em saber enfrentar a vida?
9 Isso também é ilusão, é correr atrás do vento. É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais.”
Eclesiastes 6
a satisfação é algo que raramente temos por completo. nós sempre estamos querendo mais do que temos, nunca nos satisfazemos com as coisas que Deus nos dá.
e pior ainda, raramente temos satisfação no que realmente importa: no Senhor.
por que isso?
o anseio pela eternidade
Salomão, um dos mais sábios homens que já pisaram nesta terra, nos traz no livro de Eclesiastes um ensinamento: tudo é vaidade, tudo é como correr atrás do vento.
uma das maiores verdades dessa vida, fora de Deus não há nada que preste, é como perda de tempo.
Salomão nos mostra também que, dentro do homem, há um anseio pela eternidade, colocado propositalmente por Deus, para que o busquemos.
você já ouviu dizer que “no coração do homem há um buraco do tamanho de Deus, que só Ele pode preencher”?
acredito que já! pois bem, esse buraco, na verdade, não é um buraco, pois a bíblia não retrata sobre um buraco no coração do homem.
esse buraco, é o anseio pela eternidade que o Senhor colocou em nós.
Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Eclesiastes 3:11
a eternidade, no caso, é o Senhor, pois Ele é a eternidade:
Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Apocalipse 22:13
Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.
Hebreus 13:8
onde mora o perigo
a questão é que grande parte das pessoas não sabem da existência deste anseio, que só o que é eterno (Deus) pode preencher.
e com isso, tentam preencher com outras coisas não eternas. coisas materiais, dinheiro, trabalho, pessoas, orgias, festas, drogas, etc. a lista é grande!
e muitas vezes, deixamos um sentimento nos tomar para tentarmos preencher este vazio: a avareza.
a grama do vizinho sempre é mais verde
com certeza você já ouviu esse ditado, certo?
pois bem, ele é muito popular, mas também mostra uma tremenda falha de caráter: inveja, avareza.
ficar olhando para a grama do vizinho demonstra que:
- você é invejoso, cobiça o que não é seu;
- você pode ser avarento, dá muito valor às coisas materiais.
e uma coisa leva a outra. só é invejoso quem é avarento e só é avarento quem é invejoso. se nós déssemos valor ao que realmente importa – Cristo – não haveria inveja ou avareza.
por tudo isso ser pecado, precisamos abrir mão, mas como fazemos isso?
bem, é simples…
…autossuficiência e satisfação em Cristo
a palavra fala muito sobre o contentamento, mostrando que nossa satisfação não deve estar em coisas desse mundo, mas em Deus, essa é uma virtude que vem do Senhor.
Paulo, talvez o maior apóstolo que houve, era mestre em contentamento, ele entendeu que a graça de Deus lhe bastava (2 Cor 12:9).
em Filipenses 4:4 ele diz “Alegrem-se sempre no Senhor” e logo em seguida, no versículo 12, ele diz que aprendeu a estar contente em todo o tipo de situação, seja ela boa ou ruim.
Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:11-13
a palavra, também, nos diz que, além de a graça de Deus nos bastar, a alegria do Senhor é a nossa força e nos enche por completo.
Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
João 15:11
nada trouxemos deste mundo e nada levaremos. querer sempre mais bens, é querer mais vento. se for para ansiar algo, que seja Cristo, pois Ele é a única coisa que realmente importa.
De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
1 Timóteo 6:6-8
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:
“Nunca o deixarei,
nunca o abandonarei”.
Hebreus 13:5
você não precisa de nada, além do que já tem. a palavra nos diz também que o Senhor é nosso pastor e nada nos faltará (sl 23), ou seja, aquilo que você não tem, você não precisa.
a graça te basta, a alegria te enche.
Deus te abençoe!
até mais.
SIGA-NOS!