Em Mateus 6:19-24 Jesus diz o seguinte:

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Jesus está falando sobre os tesouros no Céu e salienta que “onde está o nosso tesouro ali estará o nosso coração“. Essa passagem sempre me remete ao versículo 23 de Provérbios 4:

Acima de tudo, guarde seu coração pois dele DEPENDE toda a sua vida.

Antes de continuarmos aqui, precisamos entender o que a Palavra quer dizer com coração. De maneira bem resumida, coração é basicamente o conjunto dos nossos pensamentos, sentimentos, desejos, sonhos e planos. Com isso claro, o versículo 21 de Mateus 6 começa a fazer mais sentido quando diz que onde está o nosso tesouro ali estará o nosso coração.

Para que possamos avançar nessa reflexão, preciso que você se lembre um pouco da história de dois homens: Davi e Salomão.

Ambos foram reis de Israel, pai e filho, e foram muito abençoados por Deus. Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus e Salomão como o rei mais sábio que já existiu, possuidor de muitas riquezas e poder. Se eu pudesse escolher, gostaria de ser reconhecido como Davi…

Davi foi um homem humilde e sincero, apesar dos tropeços. Ele errava, e se arrependia na proporção do erro e de todo o coração (veja bem, arrependimento genuíno e não carinha de choro durante o louvor, era mudança de vida mesmo) e tinha uma vida, um relacionamento com Deus. Em Salmos nos deparamos com cânticos e orações de Davi ao Senhor, resultado da sua vida de oração e devoção.

Salomão começou bem, pedindo sabedoria a Deus, mas isso acabou se tornando o centro de toda a sua vida. Ele foi escolhido para construir o templo de Deus e quando a construção termina ele faz uma oração e no versículo 27 do capítulo 8 de 1 Reis:

Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí.

Por anos achei esse versículo lindo e cheio de sabedoria, mas hoje eu entendo que Salomão não tinha um relacionamento com Deus semelhante ao que Davi tinha. Salomão não compreendia totalmente o Deus a quem servia. A visão que ele tinha de Deus era parcial. Por não caminhar diariamente com o Senhor, ele O via como um Deus distante.

É evidente que Deus não habitaria o templo já que Ele sempre desejou habitar em nós, nos nossos corações.

Ter um relacionamento com Jesus é o nosso verdadeiro tesouro e Davi entendeu isso.

Será que nós entendemos? Será que o nosso coração está nEle e é Dele ou em coisas que podemos comprar para nos esconder e ficarmos distantes?

Escrito em parceria com a minha amada esposa Lara.

Comente!