O coração fechado (Exegese Visual)

Explicação da imagem

“Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” 1 João 3:17

Este verso segue os passos da primeira definição feita por João nesta epístola do que é o amor verdadeiro:

“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” 1 João 3:16

A cruz é a manifestação suprema de amor em todas as realidades… Mas isso não significa que nos dirigimos à cruz e deduzimos nosso entendimento sobre o amor à partir do que vemos acontecer lá. Pelo contrário, significa que vamos para a cruz com olhos e mentes abertos e corações e mãos e aprendemos com o nosso Senhor e Deus crucificado o que é o amor … e o que Ele nos ensina? O que o “amor de Deus… que se manifestou entre nós” em Jesus Cristo nos ensina sobre o que é o amor?

Enquanto João tem muito a dizer sobre como o amor é definido na cruz, a primeira coisa que ele aponta é que o amor dá a vida (1 Jo 3:16). O amor se derrama. O amor se doa, o amor morre pelo bem (isto é, para dar a Deus) do amado. E se é assim que o nosso Deus é, e é assim que fomos amados, se não seguirmos o exemplo, se endurecemos os nossos corações, se nos recusamos a derramar-nos, se nos mantivermos seguros e intocados por hábitos culturais … João nos pergunta – “como o amor de Deus habita [em nós]?”

Meu Deus, muitas implicações fluem da pergunta retórica elaborada por João no versículo 17, mas este não é o lugar para entrar em todas elas. Alguns pontos podem ser: o que significa para pessoas como nós, que vivem a um clique de distância de quase todas as maiores necessidades do planeta? Ou para aqueles de nós que caminham ao lado de moradores de rua todos os dias – às vezes as mesmas pessoas repetidas vezes? Ou para aqueles de nós que têm membros em nossas igrejas que estão lutando com altas despesas médicas? Ou com algum vício? Ou com desejos homossexuais? Ou com a solidão do divórcio? Estas e muitas outras questões devem ser consideradas e respondidas em boa consciência à luz do amor que vem da cruz… mas eu penso que uma coisa é evidente: o seguidor de Cristo comprado pelo sangue que viu, no Deus que morre e ressuscita, a beleza pela qual suas almas – e o universo – existem … essa pessoa deveria sempre se doar em amor ao invés de agir de forma indiferente.

Que Deus nos permita ver e provar mais profundamente tudo o que Ele é para nós no amor de Cristo e, vendo essa glória, que possamos ser cada vez mais parecidos com Ele.

 

Por: Chris Powers. © Full of Eyes. Website: fullofeyes.com. Traduzido com permissão. Fonte: The Closed Heart.

Original: O coração fechado (Exegese Visual). © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Filipe Filgueiras Almeida. Revisão: Filipe Castelo Branco.

Comente!

Por |2018-08-06T10:10:42+00:00segunda-feira, 6 de agosto de 2018|Cristianismo|0 Comentários

Sobre o Autor:

Conhecendo e prosseguindo em conhecer o Mestre. Crente doido, luto contra mim mesmo todos os dias. As vezes eu ganho, as vezes eu perco. Afogado na graça de Deus.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL