Olá pessoal!
Meu nome é Gerson Ortega.
Não, não sou pai do Fernando, somos irmãos em Cristo, sou pai do Matheus Ortega.

Fui convidado para estar com vocês aos sábados no post do NMM. Agradeço mesmo os twitters e mensagens de estímulo para participar que recebi…muito legal mesmo. O sábado sempre é um dia especial pra moçada. Espero poder contribuir positivamente para isso. Como falei ontem no twitter sou médico, músico, um pouco louco (disso tudo, todos temos um pouco, certo ?) e um dos pastores da Igreja Cristã da Família.

No lado musical, participei do começo do movimento da igreja brasileira em relação a música contemporânea cristã brasileira “mesmo”. Quer dizer, não música traduzida, que era o que rolava na época… ou música coral; não havia as idéias de banda ou conjunto musical com “cozinha” de baixo, batera, teclado, guitarras e umas quatro a cinco pessoas cantando. Isso aí foi inovador na época; hoje é o que existe em quase todas as igrejas. Mas não foi sempre assim né? Tinha gente que dizia que batera (instrumento) era do capeta e outras “jóias” daquele tempo. Dança na casa de Deus? Mas nem pensar! Anátema! Heresia! …crucifica, crucifica!!! rs

Antes de Deus me ajudar a começar a compor, fiz muitos arranjos, fui rato de estúdio com muita gente boa: Adhemar Campos, Asaph Borba, Koinonia (pr. Bené Gomes), Vencedores por Cristo, corais da Presbiteriana, Metodista, Batista, cantores e algumas bandas que hoje estão famosos por aí, enfim, rolou muita coisa boa em mais de cem produções que participei como músico, arranjador produtor e por aí vai… Aí Deus me ajudou a crer que poderia compor e ministrar (eu não acreditava que isso fosse possível…talvez insegurança, baixa auto-estima, medo de enfrentar as pessoas, o mundo espiritual e enfrentar a Deus com sinceridade…, sei lá?!). Mas Deus me ajudou muito…e comecei a compor o que estava no coração, o que Ele me dava e, pela graça, vi que podia abençoar pessoas também, não só tocando, mas ministrando a vida que Deus estava me dando… e a partir daí rolaram os meus cds também.

Tive experiências muito fortes, como a perda de um filho (um dia conto essa história); o uso da música também em missões (que é outro assunto que mexe comigo), em países da África, em países do Oriente Médio (em alguns dias devo estar indo para a Turquia), onde compus em árabe (com a ajuda dos irmãos, né? Não sei falar árabe). Todos esses fatos vividos fazem parte do que hoje continuo fazendo com meus filhos (os Ortegas), como no Haiti e outras oportunidades que Deus nos dê… além de ser um ministro de música, adoração na Igreja e onde Deus mandar.


Na foto: Eu e meus filhos. Rafa, Matheus e Pedro.

No lado médico, me formei na Escola Paulista de Medicina há alguns aninhos atrás, trabalhei como gastroenterologista e cirurgião por uns doze anos. Nesse tempo vi muita gente sofrida, sofrendo, precisando de ajuda; gente possessa de demônios que também precisava de ajuda; pareciam doentes do corpo, mas precisavam de libertação do espírito e alma, e apareciam no pronto socorro. Jesus sempre viu os necessitados com corpo, alma e espírito. Ele sempre deu para eles pão quando pediam (embora disse também que muitos só O seguiam pelo pão que Ele dava…); curou todas as suas enfermidades (mesmo que, de dez leprosos curados, só um voltou para agradecer); libertou-os dos demônios e espíritos imundos (embora quiseram pegá-lo porque perderam os porcos nos quais os demônios entraram e se jogaram no abismo). Quando penso em tudo isso vejo minha limitação, mas tento meu melhor, afinal Ele disse que faríamos obras maiores que essas. Que loko, não ?!?! Na medicina hoje, tenho estudado e trabalhado com acupuntura, considerada já especialidade médica, sem Buda, Krishna, Shamans, New Age ou outros; é Jesus na cabeça! Bem, tenho um artigo a respeito no meu blog (www.gersonortega.com). Esse papo também é longo, mas falaremos sobre isso no futuro.

Depois chegou o tempo de ser missionário deixando gradativamente a profissão para um desafio de missões na Europa onde morei com minha família por três anos…desse tempo surgiu um projeto de missões por parceria com igrejas que conta hoje com gente em muitos países da Europa, África, Oriente Médio, países Balcãs e por aí vai… das missões voltei para o Brasil querido onde sou pastor, como já disse, ministro de louvor, um pouco médico, um pouco loko por Jesus (pouco não, muito! rs ), escritor (as vezes, agora, todo sábado! rs ), preletor (na música, artes, missões, sempre com a galera da nova geração no coração) e viajante (abridor de portas no Reino…)

Espero mesmo poder ter um grande envolvimento com vocês, trocarmos idéias, emails, twitters, assuntos as vezes polêmicos (não tenho vergonha de dizer “não sei”, se necessário, rs), interessantes (namoro…, o amor, ah, o amor ! rs ), vida com Deus, vontade de Deus e por aí vamos. Bem, por hoje foi bastante. Sábado que vem nos encontraremos de novo, três dias antes de eu ir para a Turquia. Já conto com suas orações. Valeu!

@gersonortega
gjortega@uol.com.br
www.gersonortega.com