A inveja como expressão do temor aos homens, é perigosa e como um câncer, destrói nosso organismo espiritual. Porém, a busca pela mente renovada pelo poder do Espírito Santo de Deus, não nos escraviza pelas mentes das pessoas, mas nos liberta pelo poder da Palavra.

 

 

“Não tenha inveja dos pecadores; pelo contrário, persevere no temor do Senhor todo tempo. Porque certamente haverá um futuro, e a sua esperança não será frustrada.” Provérbios 23.17,18

Nos versos de provérbios entendemos, que a inveja tem como contraponto o temor do Senhor. Temor este, que é um profundo respeito, admiração e submissão a Deus na pessoa de Cristo. Frenética e constantemente somos bombardeados por todo tipo de propaganda. A indústria de publicidade e marketing, tem como objetivo vender uma necessidade, um estilo de vida. Você pode até mesmo ser convencido e ouvir sua mente dizer “Se eu não tiver isso eu não sou ninguém”.

A inveja esconde o seu propósito, que é de desviar a nossa esperança. Ao invés de buscarmos e pensarmos nas coisas lá do alto, o tesouro que deveria ser o nosso Senhor, somos convencidos de que o nosso tesouro está em algum lugar ou em outra pessoa.
O temor aos homens pode assumir inúmeras máscaras para os diversos tipos de desejos pecaminosos. Além disso, a inveja dificilmente se manifesta com pessoas distantes, mas é bem possível que você tenha inveja de pessoas próximas, um irmão da igreja, uma amiga da escola, do trabalho…

A inveja nos faz acreditar que precisamos de algo, que não nos pertence, na esperança de que precisamos ter aquilo: mesma forma de corpo, capacidade, reconhecimento, cabelo, estilo de roupa, etc.

Ou seja, precisamos ter o que o outro tem, criamos este desejo de ser quem não somos e passamos a cobiçar ao outro. Invejar é ser controlado pelo medo de que talvez nunca seremos aquele que invejamos ser, criando tristeza por buscarmos uma imagem que Deus jamais gostaríamos que fôssemos.

Tome algum tempo para orar por aqueles que você inveja. A inveja tira a vitalidade do nosso coração. Mas, o temor ao Senhor nos liberta e coloca nossa energia para pensar no nosso relacionamento com o Senhor para amar ao outro sacrificialmente ao invés de inveja-los.

SDG.

Comente!