Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Êxodo 20.12
Toda posição de autoridade na sociedade humana é em algum aspecto como a posição de pais de família e envolve uma certa obrigação em razão dessa semelhança. Estas pessoas que ocupam posição de autoridade têm obrigação de exercitarem esse poder com amor, gentileza e consideração para com aqueles que estão sob a sua autoridade (Efésios 6.4).
Engana-se quem pensa que as palavras pai e mãe no quinto mandamento significam apenas os pais naturais (Provérbios 23.22). Todos os superiores em idade (1 Timóteo 5.1-2) e dons (Gênesis 45.8) e aqueles que por ordenança de Deus têm autoridade sobre nós estão incluídos nesta descrição, seja na família, na igreja (Gálatas 4.19) ou no Estado (Isaías 49.23).
Aqueles que estão sob alguma autoridade têm a obrigação de cumprirem seus deveres para com as pessoas que detêm esse poder com boa vontade e alegria, dotados de uma atitude mental de disposição por causa de nossa consagração a Deus (1 Coríntios 4.14-16).
Aos superiores devemos prestar toda reverência que se deve a eles, em palavras e atitudes (Malaquias 1.6), oração e ação de graças pela vida deles (1 Timóteo 2.1-2), imitação de suas virtudes e graças (Hebreus 13.7), obediência voluntária a ordens e conselhos legítimos (Romanos 13.15), devida submissão às suas correções (1 Pedro 2.18-20) e suportar suas falhas e encobri-las com amor (Gálatas 6.6).
Ressalte-se que ninguém está verdadeiramente obrigado a nenhuma ordem ou mandamento contrário à lei de Deus. Assim, o Senhor não exige no quinto mandamento que violemos Sua santidade para obedecermos leis e mandamentos de homens (Provérbios 4.3-4).
Devemos nos guardar de invejar, desprezar ou incitar rebelião às autoridades constituídas (Números 11.28-29). Invejar é, na verdade, achar defeitos na providência de Deus.
Os superiores devem dar sempre bom exemplo aos seus subordinados, uma vez que assim eles glorificarão a Deus e conservarão a autoridade atribuída divinamente a eles (Romanos 12.10).
No próximo mês, a aplicação do sexto mandamento na atualidade.
SIGA-NOS!