“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.”
Mateus 24:42-44

No capítulo 24 de Mateus, o nosso Senhor Jesus Cristo, em resposta a questionamentos de Seus discípulos, nos diz algumas coisas que antecederão a Sua segunda vinda. Ele fala de guerras, de fome, de perseguição aos cristãos, de apostasia e de falsos mestres e falsos cristos. O que chama atenção, porém, é que todas estas coisas existem desde o primeiro século até hoje. Como, então, são sinais da vinda de Cristo? Há dois mil anos temos todas estas coisas presentes e Ele não voltou ainda.

De acordo com o discurso de Pedro em Atos 2, no Pentecostes, naquele momento já eram os últimos dias conforme preditos pelo profeta Joel. Ou seja, os últimos dias são últimos dias desde a ressurreição de Jesus. De lá até agora, nós estamos nos últimos dias, porque vivemos na expectativa de Sua repentina vinda, que se dará a qualquer hora.

No v. 36, Ele diz:

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.”
Mateus 24:36

Apesar de Cristo mencionar todas estas coisas como sinais de Sua vinda, Sua intenção não é que nós tenhamos total conhecimento de exatamente quando será, e sim que nós estejamos a todo o tempo vigilantes. Quando Noé falava do dilúvio que havia de vir pela ira de Deus, ninguém o dava crédito, até que veio e todos foram levados pela água abundante. Assim será no dia do Filho do Homem (vs. 37-39). A Igreja prega de dia e de noite o retorno de Jesus em julgamento de todos os povos, mas todos ignoram. Até que um dia será visto o seu sinal no céu, e todas as nações se lamentarão (v. 30).

Irmãos, uma vez que não sabemos da hora de Sua vinda, devemos estar a todo tempo vigiando, para que não sejamos pegos de surpresa. Mas como sermos vigilantes? Precisamos andar na luz, como Ele andou. Veja o que Cristo diz no texto paralelo em Lucas 21:

“Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem”.
Lucas 21:34-36

Temos a tendência de, negligenciando e ignorando a Palavra da vinda de nosso Senhor, vivermos de maneira profana e iníqua, como se nunca fôssemos prestar contas a Ele pelos nossos atos. É como o empregado desleixado. Às vistas do chefe, ele é prestativo e trabalha com excelência; quando, porém, o chefe sai, ele põe os pés em cima da mesa, abre o YouTube e põe a pipoca no microondas. Não convém que sejamos assim, mas que vivamos de maneira santa e piedosa (2 Pe 3.11), lutando contra o pecado e vivendo de modo a agradar a Deus. Assim, efetivamente esperaremos o Senhor como devemos, e seremos achados inculpáveis diante dele (2 Pe 3.14), por permanecermos fiéis ao Evangelho que recebemos gratuitamente.

E poderemos dizer, com todos os santos:

[…] Vem, Senhor Jesus!
Apocalipse 22:20

Comente!