Oi oi!

Não sei como é com vocês, mas quando Deus quer reforçar algo comigo ou me fazer pensar a respeito de um tema, Ele parece escrever sobre isso em neon e faz piscar na minha mente por uns bons dias. O tema de hoje foi exatamente assim. Eu dava “bobeira” e ele tava lá de novo. Então decidi procurar as citações bíblicas em que essa frase se destacava.

Numa pesquisa rápida, encontrei os livros Mateus e Lucas falando sobre isso quando João Batista fica enlouquecido ao perceber a cara de pau das pessoas. Pra dar mais emoção, escolhi colar aqui a versão A Mensagem:

“Multidões vieram à procura do batismo, apenas porque parecia ter virado moda, e João esbravejou: “Raça de serpentes! O que vocês pretendem, rastejando até o rio? Acham que um pouco de água nessa pele de cobra vai fazer alguma diferença? É a vida de vocês que precisa mudar, não a pele! E não pensem que podem melhorar a situação invocando Abraão como pai. Ser descendente de Abraão não ajuda nesse caso. Os descendentes de Abraão são muitos. Mas até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão. O que conta mesmo é a vida. A vida de vocês mostra frutos? Se estiver como madeira morta, só serve para o fogo”. Lucas 3:7-9

Agora João Ferreira de Almeida pra trazer a frase do jeitinho que eu lembrava na frase neon:

“Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.” Lucas 3:7-9

Agora tente imaginar João Batista caminhando pelas ruas em 2019.

[Pausa dramática com um minuto de silêncio pelo choque do nosso amigo João]

Se ele chamou aquele pessoal de víbora, o que não precisaria segurar dentro da boca ao presenciar muito do que temos visto dentro da igreja hoje?

Vamos afunilar? O que ele nos diria ao conversar conosco sobre as áreas que dizemos ter pecado, nos arrependido, confessado e recebido perdão? Encontraria frutos DIGNOS de arrependimento?

Lembrando que João era só a voz que preparava o caminho antes do Mestre e agora o Mestre já veio, morreu e ressuscitou. Não é mais João quem questiona, é o próprio Espírito Santo.

Que frutos Ele tem encontrado?

São dignos de arrependimento?

São de arrependimento?

Há frutos?

Em qualquer versão que você use, ao ler esse texto, encontrará uma mensagem clara: sua conversão precisa ser manifesta externamente. Você precisa mudar de vida. Você precisa demonstrar de forma clara que se arrependeu da sua velha maneira de viver e não apenas isso, mas que passou a adotar um novo modelo. Isso é notório nos versículos seguintes.

A grande questão é que queremos receber o perdão e ser livres da condenação que seria resultado do nosso pecado, mas não queremos mudar a nossa maneira de agir. Esperamos convencer Deus e as pessoas com argumentos e atitudes que, se fossem usadas por alguém, na tentativa de nos convencer, nos deixariam ofendidos.

“Quem esconde seus pecados não prospera, mas quem os confessa e OS ABANDONA encontra misericórdia”. Provérbios 28:13

Alguém disse certa vez: “Seu arrependimento tem que ser, no mínimo, tão escandaloso quanto foi o seu pecado.” Precisa ser notório! E isso não será provado com seu discurso, mas com a sua vida e, por favor, não me apareça com frutos podres, eles precisam ser DIGNOS de arrependimento.

Se não formos radicais ao abandonarmos a nossa velha maneira de agir, será impossível que Cristo seja visto em nós e se Ele não for visto, então de nada valeu nossa jornada aqui.

Deus te abençoe.

Até terça

😉

Comente!