Olá, tudo bem?

Hoje é segunda-feira e ao invés de ser apenas um dia chato e cansativo, hoje pode ser o começo daquilo que vc pode produzir para Deus!!! Pense nos propósitos desta semana, nas pessoas com quem vc vai falar, nos telefonemas, emails… tudo isso tem um propósito, descubra qual é! hehehe

Chegamos ao fim do nosso estudo sobre propósito de vida, se vc não viu as primeiras partes do estudo veja aqui: Parte 1 e a Parte 2.

E para terminar vamos ver a figura completa (clique para ampliar):

Entendendo Propósitos Final_520x350

Ok, vamos revisar então.

Vimos anteriormente que na vida cristã fazemos uma decisão (conscientes ou não) de viver a vida que Deus nos pede, isso significa não fazer dEle um “gênio da lâmpada” que apenas atende nossos desejos, mas se decidir a buscar, entender e dedicar nossas vidas para Ele, não apenas porque Ele tem o melhor para nós, mas porque um dia Ele deu Sua vida porque acreditou em nós, porque escolheu confiar em nós, porque escolheu nos amar! Cada vez mais penso nisso, e tenho uma certeza:

A felicidade e a total realização só pode ser alcançada plenamente se descobrimos nosso propósito de vida (que vem dEle) e escolhemos viver o que Ele humildemente pede.

Para que isso ocorra então passamos pelo processo de busca dessa vontade, desse propósito de vida, buscamos entender o que Ele quer de nós, aprendemos a descansar nEle, e isso significa, confiar na hora luta, confiar na hora da alegria, esperar Seu tempo, orar, ganhar intimidade e depois interceder pelos irmãos! Em paralelo vamos passando pelo processo de auto-descoberta também, aqui nós identificamos nossos talentos que são uma herança genética (dada pelos pais) e também presentes que Deus nos deu para fazer algo útil a Ele. Tendo isso em mente colocamos em prática e vemos os resultados que podem dizer se estamos no caminho certo ou não, se precisamos de mais treinamento e dedicação. Então estamos prontos para seguir o caminho!

Vontade de Deus: Passando por todos esses processos, no tempo determinado, começamos a entender o porque Deus nos criou, o que Ele espera de nós, o que Ele espera de nós. Se existe algo que devemos buscar com toda a nossa dedicação é isso! Sabe, as vezes imagino o que Deus estava pensando quando me projetou, penso nEle falando assim: “Ah filhão, vou te dar esse presente aqui, dentro de vc, no seu caráter, porque será muito importante quando vc passar por isso, aquilo, aquilo outro… E… Ah, tem mais esse aqui também, vc vai precisar! Acredito em vc! Vc pode dar certo!!! Creia em mim e faça a minha vontade!”  Entende isso? Não? Veja a história de Israel no deserto então, vc verá que Deus escolheu um povo, de todos os outros na Terra, para amar e abençoar. Vc verá um Deus cuidadoso ao dar instruções de como ter uma vida equilibrada, saudável que levariam à íntima relação com seu Criador. Leia Dt 8 e verá as bençãos que Deus daria ao povo e o porque deles terem sido escolhidos e no depois em a única condição era:

“Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra” Dt 28:1

Quero dizer a vc que, Deus tem todo o interesse em nos fazer entender Sua vontade, em cuidar de nós, em nos levantar após tantos erros (mas quanto menos erros melhor), em nos abençoar também, mas principalmente em contar comigo e com vc para fazer aquilo que Ele planejou.
Por isso te incentivo a 1º se decidir se aceita esse desafio e depois buscá-lo verdadeiramente, há algo muito maior no que apenas bençãos aqui… Pense nisso!

Trabalho: bom, depois de entender e conhecer nosso propósito Deus irá nos chamar para pôr a mão na massa! E aqui é exercer seus talentos, os dons que foram dados conquistando, lutando, perdendo, aprendendo e vencendo muitas vezes também! Quando acontece o chamado, e sabemos quem somos, o que Deus quer de nós, num dado momento, Ele irá nos chamar! Não estou falando de ser chamado para ser filho, porque esse chamado é universal, mas digo sobre um chamado específico que está alinhado com a sua vocação, porque vc já passou por todas as outras etapas, então Deus te chama para fazer algo pra Ele. Um exemplo desse tipo de chamado é o de Jonas, esse cara já era profeta, tinha relacionamento com Deus e sabia qual era sua vocação, então Deus o chamou para ir a Nínive, chamado que ele a princípio recusou e depois de sofrer um pouco aceitou. Então nesse chamado temos a chance de escolher se queremos aceitar ou não, a pergunta que fica é: Vou aceitar???? Vou fazer para Deus e não o contrário????

Especializações: durante toda a nossa vida estamos passando por aprendizado, acredite, nunca vc saberá tudo sobre tudo, sempre haverá algo a ser aprendido. Se eu sei qual é o meu propósito, a minha vocação, então vou buscar aprender coisas que me habilitem para fazer melhor o trabalho.

Exemplos práticos são: buscar métodos de falar em público, ou entender a linguagem corporal, ou aprender matemática, ou dançar passos avançados, falar outra língua (inglês, espanhol que são extremamente necessários hoje), ou aprender mexer em programas de design, ou ler um livro de medicina…. São tantas coisas, mas vc deve buscar se especializar em assuntos relacionados ao seu propósito ok?
Nessa etapa vc concerteza será testado em constância, dedicação, e principalmente disciplina. Sei, são nomes que só de ouvir dão arrepios, mas veja qualquer pessoa séria, em qualquer área, que tenha sucesso e procure descobrir qual foi o caminho para chegar ela lá, vc concerteza verá que em vários momentos da vida elas tiveram que abrir mão de amigos, família, namoro para alcançar perfeição no que fazem, e o sucesso, é só consequência. Nós não estamos (e nem devemos) buscar o mesmo sucesso que essas pessoas buscaram, porque o sucesso e a realização reais só vêm através da escolha de viver intensamente o que Deus quer de nós!
Deus nos abençoa, nos dá condições e tudo o mais sim, mas existe a nossa parte também, para se inspirar veja a história de Daniel. Ele foi selecionado para o treinamento real de 3 anos na educação daquele reino e depois ter acesso ao rei, mas para isso ele teve que ter algumas características (Dn 1:4). Depois de todo o treinamento ele teve as oportunidades de falar com rei e Deus o estabeleceu!
Somos peregrinos aqui sim, mas isso não significa que devemos fazer as coisas de qualquer jeito, então dedique-se o melhor possível!

Frutos: só esse tema dá um outro estudo, mas vou me ater ao seguinte:

Nossas ações são sementes, e um dia, serão colhidas. Se plantamos boas sementes, em boas condições, teremos os frutos respectivos.

O plantador espera os frutos daquilo que planta, traduzindo, Deus nos deu os talentos e dons que são ferramentas para cumprir o necessário, e com isso Ele espera que demos frutos a Ele, ou seja, que façamos bem e com qualidade o proposto. E os resultados podem ser pessoas salvas, mudança de situações, abertura de novos caminhos, transformação, influência… Tudo isso é resultado, ou fruto da decisão de viver corretamente, de aprender, ser treinado, aperfeiçoado, habilitado e de muito trabalho também!
Está novamente em nossas mãos dizer e escolher a que proporção serão nosso frutos, se a 100×1, 60×1 ou 30×1, se vamos multiplicar o que recebemos ou se vamos enterrar.
Aprendi algo com o Fernando nesse tempo que conheço ele, que minha futura família pode ser abençoada, e meu casamento eterno e feliz (frutos). Isso é muito bonito, mas para que aconteça preciso escolher bem uma garota e depois ter um namoro focado, fugindo das tentações, me guardando, fundamentando nossa relação em oração, busca de Deus, amizade e dedicação! Se tudo isso acontecer bem, com a benção de Deus seremos felizes e iremos suportar os momentos de turbulência, de brigas e tudo o mais, porque formamos fundamentos concretos, porque plantamos bem essas sementes!!! Procuro de coração fazer isso hoje com a minha namorada, estamos juntos há 3 anos e só estamos porque no começo e durante o nosso namoro oramos muito, esperamos um pelo outro e aprendemos um com o outro. A longevidade  e a qualidade (frutos) de um relacionamento depende muito desses fatores (plantação).

Se todo esse processo funcionar corretamente vc será feliz, porque terá a certeza de que cumpriu plenamente seu propósito de vida, de que houveram sim muitas e muitas lutas, mas também houveram muiiiiiiiiiiitas vitórias e conquistas! E vc poderá dizer como Paulo:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” II Tm 4:7,8

Acredite, ele só disse essa frase porque passou por todo esse processo de formação, aplicação e frutificação, ele cumpriu seu propósito de vida e mesmo tendo sido apedrejado, chicoteado, xingado, expulso, rejeitado e tudo o mais ele chegou ao fim da vida com a satisfação de ter vivido coisas incríveis e de ter sido útil para o Rei! E Paulo também “passou o bastão” para Timóteo que era um discípulo chamado de filho por Paulo, ou seja, ele terminou a vida dele como alguém que influenciava pessoas, que inspirava, encorajava e treinava como fez com Timotéo!!!

Se vc perceber bem, começamos a vida olhando pessoas que nos inspiram, sejam elas líderes, pastores, pais e escolhemos viver no mesmo padrão que eles. Passamos por todo processo de descoberta de propósito, formação, chamado, trabalho e frutificação. Terminamos a vida então como exemplos que inspiram outros, e finalmente, cumprimos nosso propósito de vida!

Escrevi esse estudo para te ajudar a entender seu propósito de vida e te incentivar a buscá-lo com carinho e dedicação, não posso te dizer se vc será médico, escritor, atleta, porque essa não é minha função, Deus sabe o que Ele quer de vc!  Existe muitas coisas a mais…Como vc, também estou na minha busca, porque já me decidi:

“Muitas pessoas querem ter a vida que pediram a Deus… Eu quero ter a vida que Deus me pediu!”

Oro para que Deus ilumine o seu entendimento e vc possa se decidir e descobrir essa vida que é muiiiiiito além daquilo que esse mundo pode oferecer, e muito além de só pedir bençãos a Deus… É a chance de abençoar o nome de Deus!

Esse alto padrão de vida está disponível, é uma questão de: escolha!

Qlqr coisa me add no MSN: samu_oliveira@hotmail.com

Deus te abençõe poderosamente!!!

Comente!