“Do solo fez o Senhor brotar toda sorte de arvores agradáveis a vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal”
Tudo que Deus fez e faz é bom… mas a gente fica com dúvidas, as vezes. Principalmente quando não entendemos os porquês.
O diabo é o Dr. “SE”, ou Dr.”dúvida”, como queiram.
“E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres certamente morrerás”
Deus fez muitas árvores para se comer livremente e escolheu uma para que não se comesse dela. Por que? Será que Ele é sádico? Por que tenho que obedecer “ordens” que Deus me dá? Ou será que Ele me dá opções pra eu ter livre escolha e não ser um robô?
“no dia em que dela comerdes, certamente morrerás”
“mas a serpente…, disse a mulher: É assim que Deus disse? Não comereis de TODA a árvore do jardim? Respondeu a mulher: do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dele não comereis, nem tocareis para que não morrais.”
Alguns pontos importantes:
a) Quando Deus fala a gente precisa prestar atenção e não fazer a nossa própria “versão” do que Ele disse
Deus não disse: “da árvore que está no meio do jardim”. Deus disse: “da árvore do conhecimento do bem e do mal”. A árvore no meio do jardim era a árvore da vida (Gn 2:9), mas o diabo não queria que ela comesse da árvore da vida. A árvore da vida é Jesus (Pv 3:18). Jesus é a nossa vida; se comermos dele e bebermos dele jamais teremos fome ou sede! E mais: jamais morreremos porque já temos vida eterna nEle. (Jo 17:3)
b) Quando Deus falou, tá falado
FRASES: (mas o diabo vai dizer): “de jeito nenhum isso vai acontecer, vai por mim cara; Deus só é bom, ninguém vai morrer não. Pode fazer, pode chegar, pode cheirar que não tem galho não. Tá limpo bro!”
“Então lhe disse a serpente: É certo que não morrereis, porque Deus sabe que no dia em que dela comerdes, vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”
c) Cuidado com as meias-verdades
“Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”
Era verdade que se eles comessem, passariam a conhecer o mal, mas o diabo falou que eles iam conhecer o bem também. Mentira! O bem eles já desfrutavam e conheciam. Aquela experiência só traria mal sobre eles!
d) “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para o entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu”
FRASES: (fruto bom para se comer = prazer dos sentidos) Ow meu, não vai dar mole nessa né? Cara, é a chance da tua vida, chega junto da mina.
FRASES: (agradável aos olhos) Poxa, ele é tão bonitinho, porque não posso ficar com ele, só hoje, vai.
FRASES: (desejável para o entendimento) Se eu fizer isso (cheirar, transar, tomar) vou virar o cara, todo mundo vai querer saber como é, só eu vou saber e daí vou ficar por cima da galera babinha… rs
Algumas consequências:
1) Vergonha, fuga – “então foram abertos os olhos de ambos e perceberam (conheceram) que estavam nus. E, ouvindo a voz do Senhor Deus, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus” (Gn 3: 7,8)
Como alguém acha que pode fugir da presença de Deus?
2) Ouvir a voz da serpente – “Que é isto que fizeste? respondeu-lhe a mulher: a serpente enganou-me e eu comi” (Gn 3: 13)
Você ouve a voz da serpente garota, garotão?
3) Separação de Deus – ” O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado” (Gn 3: 23)
Conclusões
A obediência é melhor que o sacrifício. Esperar em Deus a pessoa certa custa, mas traz fruto de obediência.
Aprender a ouvir a voz do Pastor (Jesus) e não a da serpente. Em Joao15 Jesus diz que as SUAS ovelhas ouvem a SUA voz.
Nunca se esconder de Deus. Sempre confessar os erros para ser perdoado.
Um bom sábado a todos, sem morder maçãs podres. rsrs
Terça viajo para Turquia e conto com suas orações. No próximo sábado o post virá diretamente de Istanbul.
Se quiserem nos seguir na viagem: @gersonortega
Comente!