Paz galera, tudo bem?

Enfim chegamos ao fim do ano, parece que foi ontem que estávamos comemorando a virada de 2014 para 2015, não? Este ano passou muito rápido! Na verdade, não sei se o tempo tem passado rápido mesmo ou se nossa percepção é que tem mudado devido às muitas coisas para fazer… Fato, ao menos para mim, é que o tempo está se “abreviando” como diz a Palavra. Então, antes de que o ano acabe logo, quero gastar estes momentos com vocês refletindo sobre o que foi este ano.

Não sou muito fã de retrospectivas, porque gosto de olhar para frente, mas sei a importância que o passado tem na vida e sei o quanto ele pode nos “prender” e tirar nossas perspectivas de olhar um futuro melhor, por isso este post.

Falando de maneira geral, 2015 foi um ano complicado para nossa nação, já escrevi um post mais detalhado sobre esse assunto chamado “Confiança“, você pode dar uma olhada aqui. Mas no resumo, estamos com um cenário político muito conturbado com corrupção, prisões e acusações de gente que deveria estar trabalhando para o povo e não para si mesmos, tivemos o dólar batendo seu maior preço em nossa história, desemprego crescendo, aumento de preços de comidas, inflação mais acelerada que o Rubinho, manifestações de todos os tipos e jeitos e contra tudo e contra todos, e mais recentemente o pedido de impeachment da nossa presidente.

Você pode também pensar nas coisas que acontecerem na sua vida nesse ano…

Todo esse monte de acontecimentos, apesar de serem macro, com certeza teve um impacto ruim em nossas vidas, seja no desemprego, seja na redução do poder de compra e consequentemente mudança obrigada do padrão de vida. E qual tem sido nossa atitude em relação a isso? Estamos ficando desanimados, depressivos e perdendo a fé ou estamos conseguindo lidar com toda essa pressão?

Como falei no começo do post, é importante saber passar pelas crises de maneira que elas não minem nossas forças a ponto de nos fazerem desistir no meio do caminho!

Se você tem sentido isso “na pele”, quero de animar hoje a continuar lutando! Você pode ter perdido um monte de coisas, ter sofrido mais do que acha que aguenta e não ter forças mais para continuar, te entendo totalmente, mas não desista! Não deixe de crer em Deus porque sim, Ele continua sendo Deus apesar dos maus momentos na vida e Ele continua sendo o galardoador, nosso protetor e ainda deseja que tenhamos uma vida plena! Deus está acima das crises, Ele é imutável e, portanto, não deixa de nos amar por nada que façamos!

Então tente olhar 2015 de uma maneira que você consiga tirar lições dele, porque isso faz parte do processo de “concluir” o passado. Pense em tudo o que aconteceu que você julga ruim:

  • Perdeu amigos? Familiares?
  • Terminou relacionamentos?
  • Foi mandado(a) embora?
  • Suas dívidas aumentaram?
  • ..?

Agora, tente entender não só o “porque” de tudo ter acontecido, mas procure enxergar o “para quê” aconteceu da forma que aconteceu e também ver os lados positivos destas situações.

Perder amigos não é bom, mas as vezes acontece por “n” motivos, a questão é que nós mudamos muito ao longo do tempo e essas mudanças podem fazer com que nos separemos mesmo de pessoas que achávamos serem inseparáveis, só que, podemos guardar as boas lembranças com essas pessoas e também abrir espaço em nós para que outras conquistem nossos corações, fazer novos amigos!

A morte de familiares ou pessoas queridas é uma dor díficil de se suportar, mas a única certeza nesta vida é que um dia morreremos e que, se somos cristãos, estaremos com Cristo na Glória! Temos de tentar achar algum consolo nisso… Lembrar dos queridos que se foram pelo o que eles eram em vida, mas não deixar que esta perda nos impeçam de continuar nossas vidas, é um jeito frio de olhar isso, eu sei, mas racionalmente é o certo a se fazer.

Perda de emprego é cruel também, se isso aconteceu com você e você ainda não conseguiu se recolocar no mercado, não desista! Veja sites de dicas de curriculos para que você melhore o seu, tente se aperfeiçoar com cursos online gratuitos, faça uso de sua rede de contatos para tentar encontrar oportunidades e procure muito, uma hora vai dar certo!

Se neste ano você aumentou sua coleção de contas para pagar, você pode analisar se isso aconteceu por diminuição do seu orçamento, seja com o desemprego ou seja com o aumento dos preços, ou se houveram descontroles e você acabou gastando muito mais do que poderia. Se o motivo foi o descontrole, o que você precisa fazer é gastar menos, controlar seus impulsos e não passar do seu orçamento de maneira alguma! Aliás, você tem controle de suas despesas? Tem poupança? Se não, leia esse post que escrevi sobre Educação Financeira para te ajudar…

aaa_530x350

Enfim, acho que você entendeu o ponto! Este ano pode ter sido ruim, mas não siga essa tendência e se torne uma pessoa pior do que você já foi! Além de tudo, Deus pode ter tido propósitos de te ensinar coisas com o que aconteceu neste ano, já pensou nisso? Deus usa os nossos momentos de dor para nos ensinar, mas sobre esse assunto falarei num outro post no futuro, se Deus quiser!

2016 tende a ser um ano complicado ainda, e o que vai te dar força para continuar? Um encontro verdadeiro com Deus! Jacó, em seu momento mais difícil, esteve no deserto e dormiu em cima de uma pedra (tente entender essa condição), mas foi neste momento complicado que Deus se revelou à ele e o animou a continuar!

Deus não está nas coisas, Ele está no momento, na hora em que mais precisamos dEle! Por isso se seu ano foi ruim, calma, ainda dá tempo de buscar a Deus e ter este encontro renovador com Ele!

Bom, faça seu balanço deste ano, conclua ele e siga em frente! Espero ter te ajudado.. Se não, oro para que Deus se comunique com você na maneira que você consiga entender o que Ele quer de você!

Quando as coisas ao nosso redor vão mal, não vá com elas! Amém?

Que Deus te abençoe e te ajude a enfrente essa crise, mas mais do que isso, a ser mais parecido com Ele!

Caminho_530x350

Com Amor,
Samuel Oliveira
Instagram: @samu_oliveira
Twitter: @samu_oliveira
Snapchat: samu.oliveira10
Facebook: facebook.com/sandreoliveira

Comente!