Você saberia me responder quantos sermões você já ouviu em sua vida? Se você já é um cristão com um pouco de “estrada” certamente foram centenas deles, talvez milhares, não é?! Hoje em dia com a benção da tecnologia temos dezenas de centenas de milhares de sermões disponíveis ao alcance de um clique.

Agora me responda outra coisa, toda vez que você escuta um sermão você o faz de maneira ativa ou passiva? O correto seria que todo o sermão fosse respondido de forma ativa. O pregador não está jogando palavras ao vento e cabe a nós estarmos atentos para aproveitarmos ao máximo cada palavra proferida, pensando nisso gostaria de dar algumas dicas que podem ajudar:

  • Esteja atento todo o tempo naquilo que o pregador está dizendo. Evite distrações como: celular, levantar-se para água ou ir ao banheiro, etc.
  • Faça anotações. Leve consigo um bloco de notas e escreva os pontos principais do sermão como: passagem lida, doutrinas ensinadas, aplicações, possíveis melhorias no comportamento e mudanças que precisam ser feitas.
  • Após o sermão separe um tempo (alguns minutos) para meditar sobre o que você ouviu. Esse ato normalmente requer o uso da memória, nesse momento você pode recorrer às suas anotações, re-leia o texto usado no sermão e repasse o que você aprendeu.
  • Repita o sermão para sua família ou algum amigo. Fazer isso vai ajuda-lo a relembrar os pontos da pregação, se possível discutam sobre o que aprenderam e aproveitem esse tempo para adorarem e exaltarem a Deus por Sua santa Palavra.

E ai, gostou das dicas?  Espero ter ajudado.
Deus abençoe.

Prossigamos.
SDG.

Comente!