Deus Pai

Todas as pessoas possuem o senso interior de que Deus existe e é o Criador de todas as coisas. Isso ocorre porque o próprio Deus manifestou Sua existência à humanidade, isto é, permitiu ser conhecido por todos (Romanos 1.19-20).

A evidência de que Deus existe encontra-se tanto na natureza como na Bíblia. Enquanto cristãos, se estamos convencidos de que as Escrituras são verdadeiras, então sabemos não somente que Deus existe, mas também conhecemos muito sobre Seu ser e Seus atos (Jeremias 9.23-24).

Há aqueles que preferem negar a existência de Deus, por mais explícita que ela seja. Estes são considerados tolos (Salmo 14.1), ímpios e presunçosos (Salmo 10.3-4) por trocarem a verdade de Deus pela mentira (Romanos 1.25).

Mesmo os crentes não são capazes de entender Deus plenamente, já que o homem tem uma compreensão limitada – e o Senhor é infinitamente maior do que possamos imaginar (Salmo 147.5 e Romanos 11.33). A percepção que temos de Deus é mais do que suficiente para saber que somos criação dEle e que devemos render graças a Ele (João 17.3).

Deus possui duas categorias de atributos do Seu caráter: os incomunicáveis (que pertencem unicamente a Ele) e os comunicáveis (que são partilhados com a humanidade em maior ou menor grau).

Os atributos incomunicáveis de Deus são:

a) auto existência – o Senhor não precisa de parte alguma da criação para existir ou para qualquer outra coisa. Ele é independente por completo (Atos 17.24-25). Deus nunca foi criado. Ele sempre existiu(Salmo 90.2).

b) imutabilidade – Deus é imutável em Seu ser, perfeições, propósitos e promessas. Ele causa a mudança no universo. Ainda assim, Ele é e sempre será o mesmo (Malaquias 3.6 e Números 23.19).

c) eternidade – quando Deus criou o universo, Ele também criou o tempo. Porém, antes de ter havido o universo e o tempo, Deus sempre existiu, sem começo e sem ser influenciado pelo tempo (Jó 36.26 e Apocalipse 1.8).

d) onipresença – Deus não tem tamanho ou dimensão espacial e está presente em cada ponto do universo com a plenitude do Seu ser (Salmo 139.7-10). Mesmo estando presente em toda criação, não devemos confundir Deus com ela. A criação é perecível; Deus é eterno e imutável.

e) onisciência – o Senhor tem conhecimento sobre toda criação e sobre Ele próprio (1 João 3.20). Tudo está descoberto e exposto diante dos Seus olhos. Ele sempre conhece todas as coisas em um só ato; não aprende nem esquece nada (Salmo 90.4).

f) onipotência – Deus é capaz de fazer toda a Sua santa vontade (Gênesis 18.14). Nada é difícil demais para Ele e é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).

Já os atributos comunicáveis de Deus são:

1) sabedoria – Deus sempre age de forma sábia para chegar nos melhores resultados possíveis (Salmo 104.24). Podemos pedir sabedoria a Deus quando necessitamos dela (Tiago 1.5).

2) fidelidade – o Senhor é confiável e fiel em todas Suas palavras e ações (Deuteronômio 32.4 e 2 Timóteo 2.13). Somos incentivados a viver nessa fidelidade ao Senhor.

3) bondade – Deus é o padrão final do bem e tudo que Ele faz é bom (Lucas 18.19 e Salmo 100.5). Na imitação desse atributo, devemos nós mesmos fazer o bem (Gálatas 6.10).

4) amor – Deus entrega-se completamente pelo bem daqueles que ama (João 3.16). Amamos porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.19).

5) santidade – Deus é separado do pecado e dedicado a buscar a própria honra, afastando-se de qualquer forma do mal (Isaías 6.3). Deus ordena que aquele que deseja aproximar-se dEle também tenha um padrão de vida santificado (Efésios 5.26-27).

As listas não abrangem tudo o que é dito na Bíblia a respeito do caráter de Deus, mas nos dão uma visão ampla da excelência que opera no próprio ser dEle. Enquanto filhos somos convidados a conhecer melhor quem nosso Pai celestial é.

Comente!

Por | 2018-03-20T08:12:50+00:00 quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018|Teologia Sistemática descomplicada, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Seguidor de Jesus Cristo. Contínuo aprendiz da verdade revelada através da Palavra. Total dependente da graça de Deus.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL