Hoje nossa personagem é um carinha com 21 anos que trocou uma idéia comigo essa semana. Dizia estar namorando, mas seus pais eram contra seu namoro, perguntei se ele sabia de algum motivo para que seus pais fossem contra seu relacionamento. É claro que ele sabia, o problema é que de vez em quando ele dormia na casa da menina e isso deixava seus pais furiosos, comecei a falar sobre os valores dentro de um namoro, em como ele podia construir agora um alicerce firme para seu futuro, perguntei se ele via na menina valores espirituais e não somente beleza ou coisas que poderiam passar com o tempo.

A sua resposta me desconcertou muito, disse que sim, que era uma garota especial pra ele, alguém que salvou a sua vida, que ajudou ele a sair de uma vida que estava o destruindo. Começou então a me falar de vícios que ele tinha, e até das overdoses que sofreu. Disse que a garota o ajudou em tudo, que hoje não é mais um viciado e toda vez que se depara com uma situação para usar, foge. Nessa altura da conversa eu já não queria falar mais sobre seu namoro e sim sobre sua vida, o que vocês não sabem que eu sabia era que meu colega nasceu em berço evangélico e seu pai é pastor de uma igreja.

Perguntei sobre a igreja, e sua vida com Deus, se estava indo na igreja do seu pai, me respondeu que a igreja estava mais errada que ele, que não via no seu pai um exemplo, e que sua namorada queria levar ele em outra igreja mas seus pais não concordavam, então ela permanecia sem ir. Conversei um monte com ele, agora estava claro o porque de sua busca por prazeres, por drogas, bem claro porque sua namorada era mais exemplo para ele do quê seus pais. Perguntei se ele acreditava em Deus, se ele entendia o valor da santidade, mesmo sendo crente desde pequeno, se estava disposto a buscar a Deus mesmo que seus pais “cristãos” o perseguissem, quando fosse em outra igreja, me respondeu “SIM”, não vou mais perder tempo, vou na igreja com minha namorada!

Galerinha, eu peço que orem pelo meu colega, ele vai precisar, contei essa história porque duas coisas me tocaram, primeiro minha reação quando me disse do seu namoro, eu já estava querendo agir como seus pai, olhando o que estava errado, mas pelo contrário, comecei a ouvir.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19

E então ele pode me dizer coisas que seus pais nem sonham que aconteceu, e depois que eu ouvi, senti e entendi, percebi que a igreja estava mais doente do que ele.

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

Segundo porque Jesus nos disse que o pecado dentro da igreja ia esfriar os corações.Sua visão sobre a fé e o amor de Deus havia sido destorcida, já não tinha mais interesse em buscar a Deus porque via seu pai/pastor fazer tantas coisas erradas , então gastei um tempo com ele, tentando fazer seus olhos voltarem para Cristo, para que seu namoro, e sua vida sejam exemplo, para que ele fosse o exemplo para sua casa.

Puxa talvez não seja dentro da sua casa o erro, mas um líder um pastor ou alguém que você considera comete erros, falhas, que te entristecem, te esfria, te desanima em ter uma vida firme com Deus, não se esqueça.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

 

Paulo não era psicólogo, mas vou te falar que essa sim é uma bela dica para passar por cima de traumas do passado e seguir adiante.

Deus abençoe galera!

 

Comente!