“Pois Esdras tinha decidido estudar a lei do Senhor, obedecer a ela e ensinar seus decretos e estatutos ao povo de Israel.”  Esdras 7.10 (NVT)

Esdras, que era da linhagem do sumo sacerdote Arão e também um mestre da lei de Moisés, decide fazer três coisas: conhecer ainda mais as Escrituras Sagradas, obedece-la e ensina-la ao povo de Israel.

Penso que essas são atitudes nobres para nós nos dias atuais. Precisamos:

  1. Conhecer as Sagradas Escrituras, estudar diligentemente e sistematicamente, afinal, é através dela que Deus se revela a nós. Como disse o apóstolo Paulo a seu filho na fé, o pastor Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16,17)
  2. Obedecer, uma vez que assumimos esse desejo de conhecer mais a Deus, através de Sua Palavra, esse conhecimento não deve ser somente intelectual, mas deve “descer para o coração”, deve gerar frutos. Esse conhecimento deve refletir em nossas atitudes, nós mortificamos então os desejos da carne, de nossa velha natureza, e passamos a obedecer a Deus – ter uma inclinação para obecedê-Lo. Jesus vai nos dizer no evangelho de João: “Aqueles que aceitam meus mandamentos e lhes obedecem são os que me amam. E, porque me amam, serão amados por meu Pai. E eu também os amarei e me revelarei a cada um deles.” (João 14:21)

Se nós parássemos somente nestes dois pontos, já teríamos inúmeros benefícios, pois como bem disse John Piper: “Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle”. E uma vez que fomos criados para glorificar a Deus, quanto mais nos envolvemos com Ele através de uma vida íntima de comunhão, mais estaremos cumprindo esse propósito e como resultado estaremos satisfeitos. Mas, não devemos parar por aqui, temos mais uma resolução.

  1. Ensinar, precisamos ensinar aos outros sobre a Sagrada Escritura. Aqui, eu quero dizer que devida as proporções, pois nem todos têm o chamado para mestres. Mas, todos cristãos precisam estar “sempre preparados para responder a qualquer pessoa que vos questionar quanto à esperança que há em vós” (1Pe 3.15). E todos nós precisamos fazer discípulos, como Jesus ordenou nos evangelhos. “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos” (Marcos 16:15).

Que Deus nos ajude a fazermos essas três resoluções tão preciosas: Conheçamos, obedeçamos e ensinemos.
Que o nome de Jesus seja conhecido e engrandecido.

Querido leitor(a), divulgue e engrandeça o nome do Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

SDG.
#prossigamos

Comente!