Ah, se o Senhor não estivesse ao nosso lado. O que seria de nós? Estaríamos entregues aos nossos desejos e paixões mundanas, talvez já estaríamos experimentando o tormento maior do que a miséria de viver nessa vida sem tê-lO como aliado.
Se não fosse o Senhor – bendito seja o Teu Nome – que nos livrou de sermos aniquilados pela maldade de nossos inimigos. Escapamos dos adversários ferozes: Eu, Homem mau e Diabo. Escape oportuno proporcionado exclusivamente pelo Deus que é infinitamente bom e misericordioso. Se assim não fosse, ah o que seria de nós? A derrota seria iminente!
Ainda que com a vista turva, ainda que nossos pés vacilem e as pernas enfraqueçam nessa peregrinação, o Senhor está ao nosso lado, então prosseguimos na esperança de estarmos completamente ao seu lado para todo sempre! Tu és nosso amparo seguro e socorro bem presente.
Bendito seja o Senhor, que ordenou que vivêssemos, tirou as escamas dos nossos olhos, arrebentou os grilhões que nos prendiam e com voz forte e autoridade sem igual declarou: “Sejam livres”. Uma ordem, inúmeras consequências: escamas ao chão, grilhões quebrados, vida ao coração, inimigos se curvando, natureza, Terra e todo cosmo respondendo em uníssono: “Sim Senhor!”
Liberdade unilateral, conquistada por nosso irmão mais velho e estendida graciosamente aos filhos adotivos. Agora somos da família. Ao Deus eterno, único e incomparável, nossa eterna gratidão, agora que somos livres e escravos de Ti.
Prossigamos.
Soli Deo Gloria.
SIGA-NOS!