Oi, tudo bem com você?

Como foi a semana? Espero que tudo em tudo bem e que você esteja em paz porque Deus está no controle de #todas as coisas, mesmo que não pareça… Ele está!

Bom, nessas duas últimas semanas falamos sobre a adoração que o Pai procura. Se você não leu os posts anteriores veja a parte 1 e a parte 2 antes de continuar.

Particularmente, estava com bastante expectativa para este post, tanto que levei um bom tempo pra escrever e transmitir o que aprendi da forma mais simples possível. Espero que esse estudo te inspire e provoque em você o desejo de adorar a Deus verdadeiramente!

Recomendo que você leia e releia com calma e vá orando enquanto lê, só podemos entender esse assunto se Deus abrir nosso entendimento.

No final do post tem um desafio para nós, dá uma olhada lá. hehe

Vamos lá!

Veja o que Jesus falou sobre adoração em Jo 4:23 e 24

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

O texto é bem claro: Deus espera que nós O adoremos em espírito e em verdade. Mas como é que isso funciona??

 

Vamos começar pelo espírito:

Tudo o que somos está na nossa mente (ou espírito). Lá ficam todos os comandos, idéias, memórias da nossa vida…

Podemos ter duas pernas, olhos, mãos e braços, mas não somos o corpo. Isso é tão verdade que uma pessoa com morte cerebral pode permanecer com o corpo funcionando, mas tudo o que ela é (personalidade, razões, ideais, projetos, idéias…) está morto. Da mesma forma podemos sentir alegria, tristeza, paixão e amor, mas não somos nenhuma dessas emoções.

Então no nosso espírito estão a razão, o entendimento das coisas e a capacidade de raciocinar.

Tá bom, mas como posso adorar a Deus com isso?

Se no nosso espírito está o entendimento e Deus quer ser adorado pelo espírito, então temos que adorá-Lo com entendimento, exatamente como em Romanos 12:1, onde o Paulo diz que devemos apresentar um culto racional, isso significa: pensar + entender + resolver fazer.

Mas somente com o nosso entendimento não conseguimos adorar a Deus, isto é, o homem natural tem entendimento mas não consegue se relacionar com Deus. Mas quando se converte ele recebe o Espírito Santo que traz a revelação de Quem é Jesus.

Veja esse texto:

“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” Lc 24:45

Aqui Jesus apareceu ressurreto aos discípulos e eles não conseguiram entender que era Jesus, mesmo tendo vivido com Ele, não podiam compreender que era mesmo Jesus. Hoje também precisamos dessa revelação.

Por isso precisamos que o nosso entendimento seja aberto por Deus, através do Espírito Santo. Ele tem a capacidade de nos conectar com Deus e nos revelar a vontade dEle.

 

E a verdade?

Adorar a Deus em verdade significa usar a mente de Cristo que fala no texto abaixo:
“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:16
Jesus é a verdade. Posso me relacionar com Deus por entender que Ele é Deus e é bom, aí estaria um bom senso. Mas também posso adorar porque tenho a mente de Cristo, isto é, entendo quem é Jesus, o que Ele faz e o que deseja para me conectar com Deus e conhecer a vontade dEle.

Isso é tremendo! 
Porque temos acesso à mente de quem conhece tudo e sofreu tudo aqui.
Todas as questões da vida podem ser resolvidas através do entendimento da vontade de Cristo. Mas para isso precisamos de revelação e só temos revelação com busca.

 

Querido(a),

A verdadeira relação com Deus é espiritual, isso significa que é o nosso entendimento passa a ser usado por Deus e a nossa compreensão de Cristo aumenta.
Nesse estágio Ele começa a nos direcionar, nós começamos a entender os propósitos, entendemos como e quando Ele fala e podemos manter um relacionamento sincero, não por querer algo, mas por saber Quem Ele é e saber o quanto somos devedores.

Isso leva um tempo e é necessário disciplina na busca. Por isso precisamos, se queremos ser reais adoradores, ter um posicionamento para buscar e ser treinado a discernir Deus e sua vontade.

Como chegamos lá?

Através das sensações do corpo e das emoções da alma. Precisamos diminuir os desejos do corpo, conhecer nossas emoções e buscar a Deus pra valer com entendimento.
Veja, sentir um calafrio, um arrepio, ou uma alegria imensa por estar na Sua presença é bom, necessário na nossa vida e não tem nada de errado. Mas não é tudo, há um nível de relacionamento e intimidade com Deus que poucos conseguem chegar, apesar de TODOS poderem.

A busca começa com as sensações que a presença de Deus traz, sentimos frio, calor, calafrio, arrepios e aqui entendemos Deus falando através de outras pessoas… É muito bom! Depois, começamos a sentir alegria, vontade de chorar, ficamos animados e é muito bom também.
Mas quando começamos a adorar em espírito e em verdade, podemos discernir Deus e a vontade dEle nas coisas que acontecem, percebemos Deus falando diretamente conosco, muitas vezes com um sussurro nos pensamentos, e sabemos que Ele está conosco, que nos esquadrinha, que nos entende e então somente o que Ele diz começa a ser levado em conta para nós. É um nível de vida bastante relevante!

Por isso gastei todo o tempo possível aprendendo sobre esse estilo de vida, para te trazer esse conhecimento de que você também pode! De que Deus está procurando pessoas que entendam o que Ele quer e para te incentivar a ser uma dessas pessoas!

 

E sabe o que achei mais surpreendente nisso tudo?
Somente com a adoração em espírito e em verdade podemos adorar a Deus 100% do nosso tempo! Porque não podemos sentir calafrios, arrepios, alegria, vontade de chorar todo o tempo. Mas com certeza podemos discernir Deus  nas coisas e nos relacionar com Ele com o nosso entendimento.

 

Jesus foi um homem espiritual. Ele fazia coisas que ninguém esperava, ia em lugares onde ninguém imaginava e não era alcançado por ninguém.

Você e eu também podemos ter esse nível de relacionamento com Deus, só precisamos de persistência na busca (oração, leitura da bíblia, santificação) e de fé!

 

Não se contente somente com o 5.0 que te dá a salvação. Queira 10.0! Jesus era um homem espiritual e Ele abriu o caminho para você ser também, na verdade Ele deu sua vida para isso.

 

Ahhh, como te disse ser um adorador neste nível leva um tempo, mas você pode começar esse tempo hoje aqui e continuar na sua busca! Topa o desafio de iniciar essa busca e continuar buscando????
Se sim diga: #AdoraçaoVerdadeira eu topo!

 

Por último, deixo esse texto pra você pensar:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” 1 Coríntios 2:14-15

 

 

Estamos juntos nessa busca! Não desista!!!

Ok?

 

Deus te abençoe poderosamente e te ajude a ser um adorador verdadeiro!

Com amor,

 

Samuel Oliveira
@samu_oliveira
facebook.com/sandreoliveira

 

Comente!