Oi, tudo bem com você?
Como foi a semana? Espero que tudo em tudo bem e que você esteja em paz porque Deus está no controle de #todas as coisas, mesmo que não pareça… Ele está!
Bom, nessas duas últimas semanas falamos sobre a adoração que o Pai procura. Se você não leu os posts anteriores veja a parte 1 e a parte 2 antes de continuar.
Particularmente, estava com bastante expectativa para este post, tanto que levei um bom tempo pra escrever e transmitir o que aprendi da forma mais simples possível. Espero que esse estudo te inspire e provoque em você o desejo de adorar a Deus verdadeiramente!
Recomendo que você leia e releia com calma e vá orando enquanto lê, só podemos entender esse assunto se Deus abrir nosso entendimento.
No final do post tem um desafio para nós, dá uma olhada lá. hehe
Vamos lá!
Veja o que Jesus falou sobre adoração em Jo 4:23 e 24
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
O texto é bem claro: Deus espera que nós O adoremos em espírito e em verdade. Mas como é que isso funciona??
Vamos começar pelo espírito:
Tudo o que somos está na nossa mente (ou espírito). Lá ficam todos os comandos, idéias, memórias da nossa vida…
Podemos ter duas pernas, olhos, mãos e braços, mas não somos o corpo. Isso é tão verdade que uma pessoa com morte cerebral pode permanecer com o corpo funcionando, mas tudo o que ela é (personalidade, razões, ideais, projetos, idéias…) está morto. Da mesma forma podemos sentir alegria, tristeza, paixão e amor, mas não somos nenhuma dessas emoções.
Então no nosso espírito estão a razão, o entendimento das coisas e a capacidade de raciocinar.
Tá bom, mas como posso adorar a Deus com isso?
Se no nosso espírito está o entendimento e Deus quer ser adorado pelo espírito, então temos que adorá-Lo com entendimento, exatamente como em Romanos 12:1, onde o Paulo diz que devemos apresentar um culto racional, isso significa: pensar + entender + resolver fazer.
Mas somente com o nosso entendimento não conseguimos adorar a Deus, isto é, o homem natural tem entendimento mas não consegue se relacionar com Deus. Mas quando se converte ele recebe o Espírito Santo que traz a revelação de Quem é Jesus.
Veja esse texto:
“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” Lc 24:45
Aqui Jesus apareceu ressurreto aos discípulos e eles não conseguiram entender que era Jesus, mesmo tendo vivido com Ele, não podiam compreender que era mesmo Jesus. Hoje também precisamos dessa revelação.
Por isso precisamos que o nosso entendimento seja aberto por Deus, através do Espírito Santo. Ele tem a capacidade de nos conectar com Deus e nos revelar a vontade dEle.
E a verdade?
“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:16
Isso é tremendo! Porque temos acesso à mente de quem conhece tudo e sofreu tudo aqui.
Querido(a),
A verdadeira relação com Deus é espiritual, isso significa que é o nosso entendimento passa a ser usado por Deus e a nossa compreensão de Cristo aumenta.
Nesse estágio Ele começa a nos direcionar, nós começamos a entender os propósitos, entendemos como e quando Ele fala e podemos manter um relacionamento sincero, não por querer algo, mas por saber Quem Ele é e saber o quanto somos devedores.
Isso leva um tempo e é necessário disciplina na busca. Por isso precisamos, se queremos ser reais adoradores, ter um posicionamento para buscar e ser treinado a discernir Deus e sua vontade.
Através das sensações do corpo e das emoções da alma. Precisamos diminuir os desejos do corpo, conhecer nossas emoções e buscar a Deus pra valer com entendimento.
Veja, sentir um calafrio, um arrepio, ou uma alegria imensa por estar na Sua presença é bom, necessário na nossa vida e não tem nada de errado. Mas não é tudo, há um nível de relacionamento e intimidade com Deus que poucos conseguem chegar, apesar de TODOS poderem.
Por isso gastei todo o tempo possível aprendendo sobre esse estilo de vida, para te trazer esse conhecimento de que você também pode! De que Deus está procurando pessoas que entendam o que Ele quer e para te incentivar a ser uma dessas pessoas!
Somente com a adoração em espírito e em verdade podemos adorar a Deus 100% do nosso tempo! Porque não podemos sentir calafrios, arrepios, alegria, vontade de chorar todo o tempo. Mas com certeza podemos discernir Deus nas coisas e nos relacionar com Ele com o nosso entendimento.
Jesus foi um homem espiritual. Ele fazia coisas que ninguém esperava, ia em lugares onde ninguém imaginava e não era alcançado por ninguém.
Você e eu também podemos ter esse nível de relacionamento com Deus, só precisamos de persistência na busca (oração, leitura da bíblia, santificação) e de fé!
Não se contente somente com o 5.0 que te dá a salvação. Queira 10.0! Jesus era um homem espiritual e Ele abriu o caminho para você ser também, na verdade Ele deu sua vida para isso.
Por último, deixo esse texto pra você pensar:
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” 1 Coríntios 2:14-15
Estamos juntos nessa busca! Não desista!!!
Ok?
Deus te abençoe poderosamente e te ajude a ser um adorador verdadeiro!
Com amor,
Samuel Oliveira
@samu_oliveira
facebook.com/sandreoliveira
Comente!