Graça e paz, gente! Costumamos dizer que toda ação gera uma reação (para muitos, a única memória útil das aulas de Física). Cada atitude nossa gera uma consequência direta, seja no aspecto físico (exemplo: se você come mais do que gasta calorias, certamente vai engordar), no espiritual (outro exemplo, se você lê pouco a Bíblia, dificilmente se manterá em pé no meio do fogo cruzado da vida cristã), entre outros.

Baseado no mesmo pensamento, eu sempre digo que uma hora a conta chega. Imagine que você está viajando e decide pagar as despesas somente com o cartão de crédito. Se não for muito cuidadoso, surge a falsa impressão de que pode gastar à vontade, sem medo de ser feliz. No mês seguinte, já em casa, chega a fatura cheia de casas decimais. Onde ficou a segurança financeira que você tinha durante a viagem? Agora traga essa comparação para o relacionamento com Deus.

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7

Uma vida que investe nos pecados mais do que aprimora a intimidade com o Senhor certamente receberá a recompensa negativa por isso (a propósito, essa recompensa valerá pela eternidade: o afastamento completo de Deus).

Entenda que não estou afirmando que uma pessoa pode perder a salvação. A vontade do Senhor é que nenhum de Seus filhos se perca (Ezequiel 18.23). O que pode ocorrer, de fato, é que a pessoa não vá usufruir da eternidade com Deus por conta da vida desregrada que tomou, sem frutos de arrependimento.

Caso exista real compreensão da dimensão do sacrifício de Jesus por nós, não nos atreveríamos em pecar. Uma conta que nunca teríamos condições de pagar (o preço do pecado, que é a própria morte) já foi quitada (Romanos 5.8). O que não serve de desculpa para continuar acumulando dívidas (afinal, um filho de Deus não vive pecando – 1 João 5.18).

Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Hebreus 10.26-27

O que se espera de cada um de nós é ter uma vida dedicada a quem pagou a nossa conta: o Senhor Jesus. Nada diferente disso.

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

Comente!