Olá amados! Tudo na paz? Precisamos ter uma conversa sincera. Não quero parecer um “superespiritual” ou o melhor cristão do mundo, antes de tudo confesso que já enfrentei momentos de inconstâncias e crises acompanhadas com um vazio, chegando até me assemelhar com uma árvore seca, literalmente sem vida. Eis aqui uma das consequências da acomodação ou superficialidade na fé, em que por vezes pensei que estar apenas sentando em um banco de Igreja fosse suficiente, mas não é pra quem deseja ter uma vida arraigada em Cristo. Sem mais delongas, vamos ao texto bíblico que me fez refletir bastante durante a semana:

Porém bendito o varão que confia no Senhor e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes ao ribeiro e não sente quando vem o calor, e a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto”.  Jeremias 17: 7-8

? ONDE ESTÁ A SUA CONFIANÇA?

Inicialmente, fica claro que quem confia em Deus é bendito (V.7a), porém, vale ressaltar, que o contrário também é fato, como aponta os versículos anteriores (Leia Jeremias 17: 5-6) em que o homem que se apoia em si mesmo ou em outros é comparado a uma arvore seca. Em outras palavras, alguém que deposita sua esperança fora de Cristo está à beira de uma vida deserta, vazia, cheia de crises e o pior: longe do Senhor. Nesse sentido, cabe aqui perguntar: Você realmente confia nEle de todo coração? (Provérbios 3:5), pois a confiança implica em seguir a Cristo e andar com fé na direção dEle, ou seja, envolve o próprio viver conforme a vontade do Pai.  O resultado disso se constitui em uma verdadeira benção!

?COMO ÁRVORE JUNTO ÁS ÁGUAS, ESTENDA SUAS RAÍZES!

O profeta Jeremias utiliza uma figura de linguagem bem interessante, onde aqueles que têm sua fé em Deus são como arvores plantadas junto às águas (v. 8a). Mas porque devemos ser assim? Ao ler, imaginei uma planta literalmente ligada à fonte de nutrição, como um rio, isso quer dizer que a mesma está no melhor lugar para sobrevivência, uma vez que suas necessidades serão supridas e, por consequência, ela crescerá bonita, forte, dará flores e frutos e fará a diferença no seu meio.  Talvez, uma das partes que mais me chamou atenção foi a forma que a arvore usa para se manter firme e frutificar: ela estende as suas raízes em direção as águas. O que isso quer dizer? Da mesma forma que carecemos de alimento para permanecer vivos – fisicamente – e ao sentir fome tomamos a atitude de procurar mantimento para nos saciar, devemos buscar crescimento espiritual em Deus, pois sem Ele não podemos fazer nada (João 15:5). Assim como a água é para a árvore fundamental, Cristo está para nós como fonte da vida eterna (João 4:13-14), o restante é resultado da comunhão com Deus através da sua palavra.

?SEJA A DIFERENÇA E PRODUZA FRUTOS!

Você já parou pra pensar o quão agradável é e o tamanho da diferença que faz estar em um lugar cheio de arvores? Das coisas que amo admirar depois do céu, as arvores me encantam. Poderíamos passar o dia inteiro falando sobre elas, mas o que quero destacar aqui é: o que acontece, como aborda o restante do versículo (v.8b), bem como todo o trecho, nada mais é do que o produto de uma árvore fixada em um local correto que independente das situações ambientais e climáticas externas produz fruto e continua com folhas verdes. Em outras palavras, os frutos são uma consequência de uma vida arraigada em Cristo (Salmos 1:3). O que quero dizer? A confiança, a árvore, as raízes, suas folhas ou até mesmo o seu fruto, embora tenham sua importância, NÃO é o principal, mas sim as águas que é Cristo e nos sustém. Certamente, é por isso que mesmo em tempos de calor e sequidão (desfavoráveis para frutificar), permanece produzindo, pois está ligada à fonte.

Cuide bem da sua árvore, produza frutos e seja a diferença: Busque um relacionamento intimo com Cristo até estar bem arraigado nEle! Medite na palavra e ore até que o seu viver seja Ele.

 

Abraços,

Leonardo Gleygson 🙂

 

 

Comente!