Olá, tudo bem???
Como está sendo a semana? Espero que que esteja tudo indo bem e que você esteja percebendo Deus no controle de TODAS as coisas!
Semana passada falamos sobre felicidade se você não viu confira aqui. Vimos que a felicidade está bastante relacionada à realização, ou seja, precisamos fazer algo para estar feliz. Mas não é fazer qualquer coisa não, por isso hoje iremos falar sobre o que algo que pode te fazer muito feliz: vocação
Acho que esse é um assunto que confunde bastante gente, mas na verdade é muito simples. Por isso quero gastar este tempo esclarecendo um pouco esse assunto com você! Acredito que entender a vocação é uma das coisas mais importantes em nossa vida!
Que Deus te ajude no entendimento das coisas à maneira dEle e não dos homens!
Por que falar de vocação?
Porque saber que você tem um propósito na vida define todas as suas outras atitudes e decisões.
O que é vocação?
Vocação vem da palavra latina vocatio, que significa: voz. Mas o que a minha vocação está relacionada com voz?
Porque vocação é um chamado! Sim, vocação é a combinação de talentos naturais + dons + chamado!
Bom, se a vocação é um chamado, então este chamado é Externo e Interno.
Externo: o chamado é externo porque Deus, que conhece seus talentos, te chama, em algum momento da sua vida, para realizar algo que você foi criado para fazer!
Interno: é interno porque as “ferramentas” ou habilidades certas estão dentro de você! Estas ferramentas são seus talentos que você herdou de seus pais. São seus talentos que darão dicas se você está no caminho certo ou não.
O que eu preciso para exercer minha vocação?
Para exercer sua vocação você precisa de três coisas bem simples (clique na imagem para visualizar melhor):
- Talentos:
Como falamos acima, os talentos são as habilidades que você herdou de seus pais. Estas habilidades foram dadas com um propósito: você cumprir a sua vocação! Para te ajudar a descobrir você pode se perguntar:
“Em que meus pais eram bons, gostavam de fazer, que eu também gosto, ou seja, o que me traz satisfação?”
Anote as respostas e guarde pra você. Se você quiser temos um modelo que pode te ajudar a descobrir seus talentos você pode ler este post que fala sobre autoconhecimento.
- Dons:
Os dons, ou presentes, são as ferramentas dadas por Deus para te habilitar a fazer algo que você não nasceu pronto para fazer. Ele te dá de graça para o que for útil à Igreja, como está escrito:
“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” I Co 12:7
Também neste texto existe uma lista de dons, que não são os únicos, mas são os principais, você pode vê-los em I Co 12.
O importante é que em I Co 14:1 está escrito:
“Buscai com zelo os melhores dons” I Co 14:1
Isso significa que você deve ter algum entendimento de quem você é e do que Deus quer através de você. Assim você conseguirá olhar a “lista” de dons e escolher com sabedoria – não para seu uso próprio, mas para o que for útil ao Espírito Santo.
- Chamado:
É o chamado propriamente dito. Deus em algum momento da sua vida irá te chamar para fazer o que Ele te criou para fazer, seja ensinar as pessoas, seja para criar algo, seja para abrir portas…
Deus te criou com um propósito único e a coisa mais importante na sua vida deveria ser buscá-lo, as outras coisas são consequências.
O momento do chamado geralmente acontece defasado do momento da percepção de que você é. Isto é, você muito provavelmente será chamado num momento diferente de quando você souber quem é você e os seus limites.
Por isso, se seu chamado acontecer antes da sua percepção, então você deve esperar o momento certo para cumpri-lo.
Caso seu chamado aconteça depois da percepção de quem você é então você deverá honrá-lo com todas as suas forças.
Quando meu chamado acontece?
O chamado acontece quando dizendo sim eu faço menos do que poderia fazer dizendo não a ele.
Querido(a), muito provavelmente seu chamado só irá acontecer quando você tiver a condição de dizer não a ele. Isso porque Deus nos testa para saber se realmente O queremos por quem Ele é, ou pelas coisas que Ele pode dar.
Simples não é?
Vimos que vocação é uma combinação de TALENTOS (que estão dentro de mim) + DONS (que me habilitam para fazer o que não nasci pronto para fazer) + CHAMADO
Todas estas coisas estão resumidas na figura abaixo (clique na imagem para visualizar melhor):
O entendimento, ou consciência, da sua vocação pode mudar o rumo da sua vida e te ajudar a enxergar o propósito das coisas acontecerem.
O importante é você entender que é Deus te chamando, exatamente como fizeram Samuel, Paulo, Abraão, Moisés… Todos estes caras discerniram que era Deus quem os chamava e todos disseram a mesma coisa: SIM. Estas respostas mudaram muitas coisas na história…
Na próxima semana falaremos sobre o impacto da sua resposta ao chamado e a expectativa que existe sobre isso.
Querido(a), estamos num momento único em nossa história. Creio que este é o momento de fazer as coisas diferentes. Por isso não deixe que as coisas “simplesmente aconteçam”, não perca as oportunidades de se dedicar e se preparar hoje.
Se você quer resultados diferentes, você precisa agir de formas diferentes.
A maioria das pessoas não pensa em propósito de vida, em o”porque” das coisas acontecerem e serem do jeito que são, estão deixando “vida levar”.
Creio que não é esta vida de “massa” que Deus esperar de mim, nem de você!
Por isso faça coisas que o mundo não espera que você faça, coisas como: oração, jejum, busca de intensidade e profundidade com Deus, santificação. Não para mostrar a alguém, muito menos para pedir alguma coisa para Deus. Mas para buscá-Lo pelo único motivo que vale a pena: Quem Ele é! Ser amigo e ser conhecido, não dos homens, mas de Deus!
Isso realmente vale a pena!
Ok?
Para finalizar, pense nesta frase, que é um estilo de vida:
“Muitas pessoas querem ter a vida que pediram a Deus. Eu quero ter a vida que Deus me pediu” – Paulo Oliveira
Que o Senhor te ilumine o entendimento e te ajude a entender as coisas como elas são – não como aparentam ser!
Até semana que vem!
Samuel Oliveira
@samu_oliveira
Facebook: Samuel Oliveira
SIGA-NOS!