Hello!

A palavra é clara quando diz que ninguém é capaz de discernir os próprios erros:

“Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!” Salmos 19:12

Mas o Senhor nos convida a um nível de relacionamento e santidade nEle que passar pelo caminho deste discernimento é fundamental.  Acontece, que não poucas vezes, mesmo aqueles que tem ciência de que são pecadores, se assustam ao ser confrontados com a realidade de seus corações. A vontade de desistir do processo será quase sufocante e aí meu amigo… você precisará de coragem para continuar.

Não se preocupe, pois pra todo “seja forte e corajoso” há um “o Senhor seu Deus estará contigo” (Josué 1:9).

Eu já comentei algumas vezes aqui sobre isso, mas hoje uma vez mais o Senhor me inspirou a voltar no tema. De 2016 pra cá (talvez um pouco antes) o Senhor começou a me falar mais profundamente sobre isso. Me disse que me mostraria “a minha nudez” como nunca antes.

Nudez remete a que? Sem reservas…sem ser capaz de esconder nada.

E quando foi que alguém começou a esconder a própria nudez? Quando foi que alguém percebeu que estava nu? Sim, no Éden. (Gênesis 3:10-11)

Desde lá, temos feito um caminho de camuflagem pra tentar esconder nossos erros. Digo tentar, porque nós e os demais ao nosso redor, podem até não ver, mas Deus continua vendo todas as coisas e nosso pecado continua fazendo separação entre nós e Ele.

Nesse caminho, eu já me surpreendi com muita coisa que encontrei em mim. Mas de abril pra cá, 2018 tem sido campeão em me surpreender nesse sentido. Eu não sabia que era capaz de guardar tantas coisas. Não sabia que haviam tantas gavetas pra abrir. Deus precisou me chacoalhar. Precisou abalar tudo que era abalável, inclusive o que eu não sabia que era, pra que ao me deparar com o que se manteve em pé (apenas Ele em mim) eu pudesse então enxergar a verdade do meu íntimo.

Lembro de um dia específico em que eu acordei sentindo uma tristeza tão grande e eu não conseguia explicar o porque. Naqueles dias eu acreditei que estava entrando em depressão. Mas isso não fazia sentido na minha cabeça, pois o pico dos piores dias já havia passado. Resolvi então orar, como me foi ensinado certa vez, pedindo que o Senhor mostrasse a verdade do meu coração. Foi assustador! Eu tive uma visão de que eu estava numa sala escura e quanto mais eu entrava nessa sala mais escuridão havia. Questionei ao Senhor sobre o que aquilo tudo significava e Ele com seu amor confrontador e ao mesmo tempo doce, disse: é o seu coração! Ele está pesado e cheio de entulhos. Precisamos limpar tudo pra que você volte a enxergar a minha luz por aqui.

Eu só conseguia chorar. A impressão que eu tinha é que ficaria ali pra sempre. Comecei a orar a palavra, trazendo a memória versículos sobre o cuidado e consolo de Deus. Mas um medo tentou invadir meu coração. Eu queria muito fugir dali. Ao mesmo tempo que eu queria o colo de Deus, eu queria sair correndo sem rumo até cansar e cair no chão sem forças.

Eu não vou conseguir detalhar pra vocês o que senti na hora, mas a presença de Deus estava tão forte na sala onde eu estava… eu fui falando pra Ele cada uma das dores que vinham a minha mente. Ao mesmo tempo que isso me lavava, trazia luz e aconchego pro meu coração. Ele parecia bradar: EU ESTOU AQUI. SEJA FORTE! TENHA CORAGEM! Continue.

Depois que sai daquela sala, peguei meu celular e havia uma mensagem de uma amiga querida que em viagem havia sentido uma direção pra orar por mim. Durante a oração, ela teve uma visão de que eu chorava muito e que tinha um desejo muito grande de fugir. Então ela orou pedindo que o Senhor me alcançasse e me desse o colo que eu precisava.

CALCULE A MINHA CARA QUANDO LI ISSO APÓS ESSE MOMENTO EU E DEUS NA SALA FECHADA?!

Daquele dia em diante, entendi que o processo de limpeza por vezes seria mais dolorido, mais intenso. Que a vontade de fugir provavelmente bateria a minha porta diariamente. Mas também resolvi que independente do tempo que fosse durar o processo ou do quanto fosse doer, eu queria passar por isso. Eu escolho passar por isso pra que haja menos de mim e mais Dele em cada um dos meus dias, em cada um dos meus atos.

Eu não faço ideia de como tem sido seus dias, mas quero te lembrar de algumas coisas:

  • O Senhor continua no controle de TODAS as coisas;
  • Todos os seus dias estão escritos no Livro Dele;
  • Ele te ama mais do que você pudesse compreender;
  • Ele tem pessoal interesse em te transformar de forma que quando chegar o grande dia você possa mudar de endereço definitivamente para morar com Ele no céu.
  • Até mesmo os dias maus foram feitos para nos moldar e ensinar algo. Ele não tem prazer no sofrimento dos seus, mas nosso coração endurecido, por vezes, precisará ser quebrado para que então possa se sujeitar a cura.

“Senhor , tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro. As divisas caíram para mim em lugares agradáveis: Tenho uma bela herança! Bendirei o Senhor , que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, porque tu não me abandonarás no sepulcro , nem permitirás que o teu santo sofra decomposição. Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita“. Salmos 16:5‭-‬11 NVI

Não desista do processo, por mais difícil que pareça. Ele está te levando de volta pra casa.

Deus abençoe vocês!

#Atéterça

😉